Há três anos, os traços e características de Brasília renderam o título de cidade criativa do design da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A partir desse reconhecimento internacional, um roteiro turístico de economia criativa, associada ao design da cidade, se transformou em aposta para atrair turistas e empresários do ramo que desejam explorar Brasília de uma forma diferente, segundo informações do Correio Braziliense.
De acordo com especialistas, esse tipo de turismo é tendência no mundo e pode ser uma das maneiras de alavancar a economia local.
A coordenadora das Câmaras Empresariais da Fecomércio-DF, Caetana Franarin, explica que essa economia é uma área que trabalha com criatividade e capital intelectual.
“É um setor que abrange desde projetos musicais e editoriais até a arquitetura e design de uma cidade”, afirma. Para a especialista, a associação desses segmentos de conhecimento podem ser utilizadas na organização de um roteiro turístico. “Atualmente, as pessoas procuram por lugares autênticos e que oferecem experiências diferentes do comum. E associar economia criativa com toda essa realidade de cultura, design e gastronomia é um insumo perfeito para o turismo”, considera.
Ressignificar a W3 Sul e dar visibilidade a criadores brasilienses são ideais que fazem parte da filosofia de negócios de Miguel Galvão, 35. O empreendedor está a frente de dois projetos criativos de Brasília e diz que este mercado tem potencial na cidade. “São ideias, filosofias de vida e formas de expressão variadas que oferecem ao público experiências autênticas, orgânicas e únicas, que só existem em Brasília”, afirma Miguel.
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Apesar de acreditar na capacidade da capital federal de crescer junto a essa área, ele acredita que é preciso um incentivo maior. “Temos de ir muito além de apenas abrir a avenidas, como a W3, para passeio. Uma forte e ousada política de incentivo fiscal aos negócios criativos, assim como foi feito em outras experiências de sucesso, podem dar frutos incríveis a médio prazo”, completa.
Expectativas
Além de atrair empresários, fomentar o turismo criativo atrelado ao design da cidade pode ser uma forma de chamar a atenção para o turismo na capital federal para além do roteiro de negócios e político. A coordenadora de Turismo do Serviço Social do Comércio do DF (Sesc-DF), Elisângela Barros Silva, também acredita que essa é uma oportunidade de mostrar um lado da cidade que muitos não conhecem. “A ideia é começar pelo que já é conhecido, mas acrescentar novas rotas e maneiras de se olhar para a cidade”, afirma.
Itinerário
Em 2021, o Serviço Social do Comércio do DF (Sesc-DF) disponibilizará um roteiro turístico focado na economia criativa e design da capital federal. O intuito é apresentar um itinerário com atrativos que se enquadram no nicho contemporâneo de empreendimentos com o viés criativo na cidade. Serão manifestações culturais e instalações que destacam Brasília como cidade do design, o que inclui Itamaraty, Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, caminhada pela vizinhança da 308 Sul e, para finalizar, uma degustação gastronômica na Infinu.
Com informações do Correio Braziliense