As candidatas socialistas do Ceará marcaram presença no encontro nacional de mulheres que serão candidatas nestas eleições, realizado pela Secretaria Nacional de Mulheres, em Brasília. Foram 17 participantes do estado, sendo sete candidatas a deputada federal e 10 a estadual com perfis diversos que mostram a diversidade das mulheres representadas nessas candidaturas.
Estão representadas desde mulheres negras, com deficiência e LGBTQIA+ às com atuação em diversos segmentos como líderes comunitárias, advogadas, suplentes de vereadoras e ex-vereadora que revelam o perfil orgânico da composição da chapa.
O encontro foi realizado nos dias 29 e 30 de julho e reuniu cerca de 250 candidatas e pré-candidatas do PSB. O presidente do PSB, Carlos Siqueira, participou da abertura do encontro.
A secretária Nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires, destacou a importância da participação das mulheres na política e da necessidade da ocupação delas nos espaços de liderança.
“Não existe democracia sem mulheres nos espaços de poder de decisão, sem inclusão e sem diversidade”, defendeu a socialista.
Na mesma linha, a secretária de Mulheres de Fortaleza, Rebeca Mota, destacou a importância do encontro para a integração das diferentes candidaturas.
“O encontro foi bem produtivo. Foi uma oportunidade de lidar com as nossas pluralidades femininas, desde as mulheres que atuam em suas comunidades, como nós aqui no Ceará, até as mulheres que já tem cargos eletivos, como é o caso da deputada estadual Polyanna Dutra, que esteva conosco durante todo o evento e nos colocou muito a experiência que teve enquanto prefeita e, hoje, como deputada estadual. Foram trocas bem importantes, assim como a vereadora Thabatta Pimenta, primeira vereadora trans do Rio Grande Norte. A gente sai mais enriquecida”, afirmou.
A advogada socialista Daniele Pimentel (CE), candidata a deputada federal, considera o encontro “excelente e riquíssimo em conteúdo”.
“Nós mulheres socialistas saímos com muito mais preparo e motivação para a campanha política. O encontro com grandes mulheres eleitas, com histórias incríveis de vida nos incentivam a lutar cada dia mais por nosso sonhos”, disse.
Durante o encontro foram abordados temas que vão da inclusão das mulheres a política brasileira e como devem ser feitas políticas públicas para integração nos espaços de poder, até a baixa representatividade e direito eleitoral.