Por Julinho Bittencourt
No momento em que bolsonaristas furaram um bloqueio da Polícia Militar (PM) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na noite desta segunda-feira (6), um policial sacou a arma para tentar, em vão, conter os manifestantes.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o agente saca a arma enquanto apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) gritam ao fundo.
Assista abaixo:
Caminhoneiros e demais manifestantes estavam parados na altura da estação rodoviária, quando, por volta das 20h, pressionaram policiais para ultrapassar o bloqueio e conseguir acesso. Grades de segurança ao longo da via foram retiradas pelo grupo.
Por volta das 22h50, manifestantes e caminhões estavam na altura do Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, nas proximidades do Congresso Nacional. Policiais impediam a passagem para que o grupo não chegasse à Praça dos Três Poderes.
Leia também: Atos antidemocráticos: Alexandre Moraes ordena prisões preventivas e bloqueio de contas
PMDF convoca todos os militares para segurança nas ruas
Militares de folga foram chamados para reforçar policiamento. Vias da Esplanada dos Ministérios estão bloqueadas para passagem de veículos.
A Polícia Militar do Distrito Federal decidiu convocar “todo o efetivo disponível” para fazer a segurança nas ruas de Brasília nesta terça-feira (7), feriado da Independência do Brasil. Por estratégia interna, a corporação não informa o número de militares empenhados no serviço.
Em comunicado enviado ao G1, a corporação afirma que os militares de folga também foram chamados. Apenas quem está de férias não vai trabalhar nesta terça.
“Todo o efetivo disponível estará empenhado na Esplanada. Férias são afastamento legal e não serão interrompidas”, diz a PM.
Repórter afirma que STF avalia convocar Forças
O repórter da Rede Record Renato Souza afirmou em sua conta do Twitter, na madrugada desta terça-feira (7), que o Supremo Tribunal Federal (STF) “avalia convocar as Forças Armadas para proteger sua sede, após a Polícia Militar do DF não conter o avanço de manifestantes pró-governo”.
Sem desfile em Brasília
Ainda em agosto, o Ministério da Defesa informou que não haveria desfile militar, por causa da pandemia de covid-19. À época, a pasta disse que as Forças Armadas fariam o hasteamento da bandeira em frente ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, com restrição de público.
O desfile de 7 de setembro já havia sido cancelado no ano passado, também por causa da pandemia. Autoridades de saúde recomendam que sejam evitadas aglomerações, para desacelerar o contágio pelo coronavírus.
Com informações do G1