Por Lucas Vasques
Cláudia Mansani Queda de Toledo, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), nomeou uma aluna no curso de doutorado para a diretoria de Relações Internacionais do órgão.
A nomeação de Lívia Palli Palumbo, de 35 anos, foi publicada nesta quarta-feira (4) no Diário Oficial da União, de acordo com informações de Emily Santos, no G1.
Leia também: Capes diz que manterá 90 mil bolsas de pós-graduação no país
Lívia não concluiu o doutorado e faz o curso no Centro Universitário de Bauru (SP), instituição que é da família da presidente da Capes. Mais um detalhe: foi justamente nesta instituição que o atual ministro da Educação, o pastor Milton Ribeiro, se formou em Direito.
A Capes é um órgão ligada ao Ministério da Educação (MEC). É responsável pela avaliação e pelo fomento da pós-graduação no país.
A nova diretora de Relações Internacionais substituirá Heloísa Hollnagel, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O motivo da saída dela não foi informado. Lívia vai comandar a área responsável pelas atividades de internacionalização da pós-graduação no país.
Portanto, ela terá de lidar com negociações e formalizações de cooperações internacionais, mesmo que, em seu currículo, não constem experiências referentes a essas atividades.
Relação pessoal
A nomeação da presidente da Capes, em abril de 2021, já havia provocado questionamentos, especialmente por sua relação pessoal com Milton Ribeiro.
Cláudia é reitora do Centro Universitário de Bauru e teve um curso de pós-graduação com recomendação de descredenciamento pela própria Capes, em 2017. A razão: não atingiu a nota mínima para seguir em funcionamento.