O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, recebeu nesta quinta-feira (26) reitores, pró-reitores e ex-dirigentes de institutos federais de todas as regiões do país. O objetivo dos educadores é contribuir com o debate dos temas de educação, ciência e tecnologia no processo de Autorreforma do partido.
Leia também: Negociações políticas do PSB envolverão elementos das Teses da Autorrefoma
Após a apresentação de um vídeo sobre o processo de renovação do PSB, Siqueira destacou a importância da participação dos professores com ideias e propostas ao caderno de Teses da Autorreforma. Por vídeo, saudaram o grupo de dirigentes o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o líder da oposição na Câmara dos Deputados, Alessandro Molon (PSB-RJ).
Durante o encontro, o dirigente socialista destacou o esforço de atualizar o programa partidário e renovar os partidários, dada a necessidade de elevar a qualidade da representação nos parlamentos e governos e de construir um projeto nacional de desenvolvimento como a proposto pelo partido.
Carlos Siqueira ressaltou ainda o papel fundamental das instituições de ensino para apontar caminhos que busquem a redução das desigualdades sociais e o desenvolvimento das potencialidades do país, independente de diferenças políticas e ideológicas.
“Estamos no pior momento que já vivemos nesses 35 anos de democracia, mas estamos muito esperançosos de que em 2022 as coisas possam ser revertidas. Vamos trabalhar para que isso ocorra e procurar dar a nossa contribuição. Por isso convido os senhores a contribuírem com o nosso partido.”
Carlos Siqueira
“Vimos o presidente da República a negar a ciência reiteradamente, vimos declarações do ministro da educação que são inaceitáveis. Precisamos recuperar o progresso e o processo civilizatório. E essa recuperação passa necessariamente pela política, por sua renovação e pela renovação dos partidos. E nós não vamos renovar o partido se não trouxermos novas pessoas, novos segmentos e pessoas qualificadas”, ressaltou Siqueira.
O deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) afirmou que o encontro com os acadêmicos é a materialização da vontade do PSB de fazer uma autocrítica e construir uma nova relação com a sociedade.
“Vocês estão tendo contato com um partido que não tem medo de dizer que precisamos fazer uma autorreforma. Nós temos que enfrentar a desigualdade social e aprofundar o processo democrático, e a Ciência é a grande ferramenta para transformação.”
Elias Vaz
“Este é um grupo que tem competência, por conta da formação de cada um. São lideranças que têm projetos variados. E essa é uma conversa preliminar, é uma oportunidade muito boa para o PSB”, destacou Jadir José Pela, reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
O reitor do Instituto Federal de Goiás, Jerônimo Rodrigues da Silva, demonstrou a disposição do grupo de reitores e pró-reitores e ex-dirigentes acadêmicos de contribuir com a construção do novo programa do PSB.
“Esse grupo aqui reunido é formado por pessoas que conhecem o Brasil profundo, que conhecem de políticas públicas. Pelo que conheço do partido, vemos que ele tem a cara do trabalho que realizamos”, disse.
O PSB se propõe a enfrentar a profunda crise do sistema político atual realizando um processo inédito em sua história e na política brasileira: a Autorreforma.
As mais de 500 teses da autorreforma começaram a ser discutidas em novembro de 2019, no Rio de Janeiro, durante a Conferência Nacional. O objetivo é, num processo amplo e democrático, atualizar o manifesto e o programa partidários, ambos de 1947, e propor um projeto nacional para o país. Desde então, a autocrítica está sendo realizada por meio de amplos debates democráticos e virtuais em todo o país, devido à pandemia da Covid-19.
Com foco na redução das desigualdades sociais e na geração de oportunidades iguais para toda a população brasileira, as propostas do PSB em sua Autorreforma se baseiam em cinco eixos temáticos prioritários. São eles: reforma política; desenvolvimento, cultura e meio ambiente; políticas sociais; economia; e Socialismo e Democracia.
Conheça a Autorreforma do PSB
Com informações do PSB Nacional