Se dependessem das mulheres, a chapa formada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) estaria eleita já no primeiro turno com 51% dos votos. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) ficaria com 22%.
A chapa Lula/Alckmin soma 41% da preferência de votos feminino, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) reúne 23% e os demais candidatos somados têm 15% do segmento.
Entre o público masculino há um empate técnico. Lula tem 36% das intenções de votos, Bolsonaro tem 35%.
Leia também: Lula pode vencer Bolsonaro no primeiro turno, aponta pesquisa Genial/Quaest
Entre os jovens a intensa campanha para que jovens tirassem o título de eleitor deu certo. Com o incentivo de artistas como a cantora Anitta e o ator Leonardo DiCaprio, o eleitorado jovem não só se mobilizou para tirar o título de eleitor, como revelou apoio à eleição do ex-presidente Lula.
Entre jovens, Lula também tem a preferência. De acordo com a pesquisa Genial/Quaest, divulgada na última quarta-feira (11), o petista tem 48% das intenções de voto entre jovens de 16 a 24 anos.
Leia também: Lula relembra Juscelino e diz: “Faremos 40 anos em quatro”
Em São Paulo, Lula e Alckmin também estão na liderança com 39% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro tem 28%. Ciro Gomes (PDT) está em terceiro lugar no Estado com 8% das intenções de voto.
Também de acordo com a pesquisa, 63% dos eleitores já tem o voto cristalizado e Bolsonaro perde para Lula em quatro regiões do país.
No Nordeste a vantagem de Lula é mais expressiva – 62% contra 20% do atual chefe do Executivo.
O levantamento da Genial/Quaest ouviu, presencialmente, 2.000 pessoas entre os dias 5 e 8 de maio. No total a pesquisa está sendo realizada desde julho de 2021 e é a mais longa da série de sondagens realizadas presencialmente para as eleições de outubro.
O nível de confiança da pesquisa Genial/Quaest é de 95%. A margem de erro máxima é de 2%, para cima ou para baixo.