Bolsonaro não soube cuidar da própria casa em que morava. O Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, bem como o Palácio do Planalto, sede do governo, vêm passando não só por varreduras de segurança feitas pela Polícia Federal, mas também por sanitização e limpeza. O local onde Lula e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, vão morar, no entanto, ainda precisa passar por reparos e renovação.
Isso porque o Alvorada foi totalmente danificado por Jair Bolsonaro. Nesta quinta-feira (5), Janja levou a jornalista Natuza Nery ao local para mostrar a destruição. Além de alterar cômodos de maneira deliberada, retirar obras de arte histórica e, inclusive, danificá-las, o ex-presidente deixou inúmeras estruturas avariadas.
Leia também: Tebet defende cuidado com gastos e afirma que pobres terão prioridade
“Danos em tapete, infiltração, obras de arte que não estão lá, eles não conseguiram ainda rastrear parte dessas obras que não estão lá e estão em outro lugar. O inventário de onde esse acervo está ainda não foi encontrado. Há janelas quebradas. O estado geral do edifício, que é o mais icônico de Brasília, segundo o que nós vimos, não é bom. O estado geral exige bastante reparação. Isso deve retardar a ida de Janja e Lula para o Palácio”, disse a jornalista.
Além do abandono, Janja e Lula constaram algo estranho: Bolsonaro mantinha, em uma antessala que dá acesso ao quarto onde dorme o casal presidencial, um cilindro de oxigênio.
Esse cilindro de oxigênio 🗣️ #J10 pic.twitter.com/TtPBfPwcrK
— Janaine (@janaine) January 6, 2023
Outra atitude deliberada de Bolsonaro no Palácio, e que entristeceu Lula, foi a retirada dos pés de jacarandá que o petista havia plantado nos jardins da residência junto à sua ex-esposa, a falecida Marisa Letícia.
🚨CRISE: A primeira-dama Janja mostrou que os pés de jacarandá plantados no jardim do Palácio da Alvorada por Lula e Marisa foram cortados. pic.twitter.com/DWwiwsZbiG
— CHOQUEI (@choquei) January 6, 2023