Em uma marca inédita, a reprovação ao trabalho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) alcançou 52% dos brasileiros, apontando um crescimento de 5% desde a última pesquisa, de acordo com pesquisa PoderData. Os que avaliam o presidente como “ótimo ou bom” são 24%. Duas semanas antes, eram 31% — queda de 7 pontos percentuais no período.
Leia também: Com mentiras, presidente Bolsonaro ataca medidas de isolamento social
A avaliação geral do governo Bolsonaro também registrou recorde. A proporção dos que consideram a atual gestão “ruim ou péssima” passou de 51% para 54%. Os que consideram o governo “bom ou ótimo” somam 32%. No levantamento anterior, eram 40%.
O levantamento também destacou os recortes para as respostas à pergunta sobre a percepção dos brasileiros em relação ao trabalho de Bolsonaro. Confira:
Quem mais aprova o trabalho do presidente:
- quem tem de 45 a 59 anos (29%)
- moradores do Centro-Oeste (34%);
- quem estudou até o ensino médio (28%);
- quem ganha de 5 a 10 salários mínimos (34%).
Quem mais reprova o trabalho do presidente:
- quem tem de 25 a 44 anos (54%);
- moradores do Sudeste (55%) e Nordeste (58%);
- quem tem ensino superior (61%);
- quem ganha de 2 a 5 salários mínimos (64%).
Destaques demográficos
Além disso, a pesquisa do Poder360 mostra os recortes para as respostas à pergunta sobre a percepção dos brasileiros em relação ao governo.
Quem mais aprova:
- os homens (37%);
- os que cursaram até o ensino médio (35%);
- quem ganha de 5 a 10 salários mínimos.
Quem mais desaprova:
- os adultos de 25 a 44 anos (54%);
- os moradores da região Nordeste (58%);
- os que cursaram até o ensino superior (61%).
Rejeição recorde de Bolsonaro
Bolsonaro se aproxima agora da má avaliação até aqui recordista para um presidente eleito em primeiro mandato desde 1989. O recorde até hoje pertencia a Fernando Collor, que no mesmo ponto do mandato, em 1992, era rejeitado por 68% e tinha 21% de avaliação regular. Seu apoio, no entanto, era de apenas 9%.
Leia também: Rejeição a Bolsonaro na pandemia bate recorde e chega a 54%, diz Datafolha
Todos os outros nomes nesse estágio, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e até Dilma Roussef (PT), se saem muito melhor que o atual mandatário.
Pesquisa
A pesquisa foi feita pela divisão de estudos estatísticos do Poder360 de 15 a 17 de março. A divulgação do levantamento é realizada em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes. Foram 3.500 entrevistas em 545 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual.
Com informações do Poder360