
As duas torres do Congresso Nacional foram iluminadas na noite desta terça-feira (14) com projeções de frases alusivas ao veganismo e à causa animal. Conforme solicitação do deputado federal Célio Studart (PV-CE), a ação tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a causa animal e o veganismo.
“Desde a segunda metade do século 20, a luta pelo bem-estar animal atingiu grandes proporções, algo que contribuiu para a formação de vários movimentos populares em prol dos animais”, disse Studart.
Foram projetadas no Congresso frases como “Animal não é coisa!” e “Não ao abandono de animais!”.
Além de Célio Studart, a coordenadora do Grupo de Estudos sobre Direitos Animais e Interseccionalidades (Gedai), Vanessa Negrini, também esteve presente durante a projeção.
Em 2018, o Ibope realizou uma pesquisa e revelou que 14% da população brasileira se considerava vegetariana. Esse resultado significou um aumento de 75% na quantidade de adeptos desse estilo de vida em relação ao levantamento anterior, de 2012.
Ainda segundo a pesquisa, 55% dos entrevistados declarou que, se fossem mais acessíveis, consumiriam mais produtos veganos, ou seja, que excluem qualquer manipulação animal, incluindo ovo, leite e, em alguns casos, até determinados tecidos de roupas, como lã.