Uma carga com Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) suficiente para fabricar 12,2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 é aguardada para este sábado (27) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Leia também: Ministério da Saúde anunciou compra de 20 milhões de doses da vacina Covaxin
A remessa foi embarcada na quinta-feira (25) em Xangai, na China, e tem chegada prevista para às 17h50 no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. As informações foram divulgadas pela Fiocruz.
Segundo a fundação, a nova remessa, da vacina Oxford-AstraZeneca, complementa a quantidade de insumos necessários para a produção das 15 milhões de doses da vacina previstas para o mês de março. O primeiro lote de IFA chegou à Fiocruz no último dia 6, suficiente para 2,8 milhões de doses, que já estão sendo processadas.
“As vacinas serão entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) após o deferimento do registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cuja análise tem seguido de forma paralela à produção. Até junho, a fundação vai receber lotes de IFA para totalizar a produção de 100,4 milhões de doses da vacina.”
Fiocruz
Após a chegada do IFA na Fiocruz, amostras serão enviadas para o controle de qualidade. Em seguida, serão realizados o descongelamento e o processamento final, que ocorre em quatro etapas: formulação, envase e recravação, inspeção e rotulagem e embalagem.
Leia também: Em live, Bolsonaro ignora recorde de mortes e critica uso de máscaras contra a Covid-19
Na formulação, o IFA é descongelado e diluído para receber estabilizadores, que garantem a integridade e a preservação do princípio ativo.
Durante o processamento da vacina, são retiradas amostras de todos os lotes, que são encaminhadas para um rígido controle de qualidade interno a fim de garantir sua segurança e eficácia. Após o resultado, as vacinas são liberadas para entrega a todos os estados brasileiros.
Com informações da Agência Brasil