
Uma operação realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Polícia Civil de São Paulo e a Divisão de Vigilância Sanitária do estado encontrou 72 autotestes para a covid com a validade aparentemente adulterada, em Bauru (SP).
Foram cumpridos mandados em três locais onde funcionam duas empresas. Em um dos endereços foram encontrados os testes, que são do tipo Sars-CoV-2 Antibody Test Strip e foram apreendidos.
A polícia também apreendeu uma arma de fogo, munição e documento de um dos investigados.
As investigações começaram a partir da suspeita de que duas empresas sediadas em Bauru poderiam estar falsificando e comercializando os kits para o diagnóstico da doença.
No local também foi encontrada grande quantidade de equipamentos de proteção, como luvas, máscaras e álcool em gel. Esses materiais foram apreendidos administrativamente pela Divisão de Vigilância Sanitária de Bauru.
Leia também: Com mais de 300 ameaças, Anvisa reclama ao STF falta de proteção
Não havia pessoas na casa no momento da ação.
A Anvisa informou que será determinada a apreensão dos materiais e a distribuição será proibida, bem como comércio, propaganda e uso dos produtos.
O uso dos autotestes foram aprovados no Brasil em fevereiro, bem depois de já ser utilizado em diversos países.
O produto permite que todas as etapas de testagem para a covid sejam realizadas pela própria pessoa que será testada sem auxílio profissional. Desde que as instruções sejam seguidas corretamente.
A Anvisa afirma, porém, que o teste deve ser utilizado como orientação e que o diagnóstico para a doença deve continuar sendo feito pelos profissionais da saúde.