O candidato ao governo de Pernambuco, Danilo Cabral (PSB), reafirmou durante sabatina na Rádio Jornal Caruaru, seu compromisso com o interior do Estado. O socialista disse, também, que vai igualar a política tributária pernambucana aos demais estados do Nordeste.
Cabral afirmou que vai concluir a construção da BR-104, duplicar a BR-232 até Serra Talhada, implantar o Pacto Pela Água, além de criar o maior programa de proteção social da região, com o Comida na Mesa.
Leia também: PSB registra no Ceará número de candidatos 3x maior do que em 2018
“Eu quero ser governador para transformar a vida dos pernambucanos e fazer o reencontro de Pernambuco com o Brasil. É muito importante que a gente possa escolher alguém que tenha condições de tocar esse desafio que se apresenta a Pernambuco, que tenha experiência política e administrativa e que tenha disposição para juntar pessoas e capacidade de fazer. Não basta só falar, tem que fazer. E eu já mostrei que tenho capacidade de fazer”, afirmou.
Cabral reiterou seu plano de baixar as alíquotas tributárias praticadas em Pernambuco, visando tornar o Estado mais competitivo e gerar novas oportunidades de negócios e empregos.
“No nosso governo, nenhum estado do Nordeste terá política tributária melhor do que a nossa. Qualquer Estado do Nordeste que reduzir qualquer alíquota, nós vamos igualar. Ninguém vai pagar mais impostos do que Pernambuco. A gente vai garantir não só justiça fiscal, mas também atratividade”, reforçou.
Ao detalhar seu plano de investimentos públicos de R$ 15 bilhões para os próximos quatro anos, o candidato reforçou que vai duplicar a BR-232, no trecho entre São Caetano e Serra Talhada, com uma terceira faixa chegando a Salgueiro, no Sertão.
“Nós vamos avançar o desenvolvimento pro interior com a duplicação da BR-232. Isso é uma forma de levar o avanço de todas as políticas públicas ao Sertão. Caruaru vivenciou isso com a duplicação da BR-232 e a gente vai levar esse desenvolvimento para o restante do interior. Já falei isso com o presidente Lula e vamos fazer”, afirmou.
Pacto pela água e transnordestina
Danilo Cabral também reiterou que, a partir de janeiro, em Pernambuco será instituído o Pacto Pela Água. O programa inovador, que será acompanhado de perto pelo governador, vai estabelecer indicadores de resultados para reduzir o tempo de rodízio nas casas da população, melhorar a qualidade da água e reduzir perdas entre a captação e a entrega.
“Nós temos um conjunto de investimentos para garantir a segurança hídrica com obras na captação e vamos fazer chegar na casa das pessoas. Hoje, temos a transposição bastante avançada e vamos avançar ainda mais com a adutora do Alto Capibaribe, que vai fazer chegar água nas cidades do Agreste”, colocou.
Com ajuda do governo Lula, Danilo afirmou que vai trabalhar para conclusão da ferrovia Transnordestina. O candidato a governador salientou a importância da obra para escoamento da produção do interior, especialmente dos polos gesseiro do Araripe e de fruticultura, no Vale de São Francisco.
Danilo também anunciou que vai criar o maior programa de proteção social do Nordeste, com o Comida na Mesa. Em seu governo, todas as cidades de Pernambuco vai ter equipamentos de cozinhas comunitárias e os municípios com mais de 100 mil habitantes também contarão com restaurantes populares, produzindo 50 mil refeições gratuitas por dia.
Além disso, o socialista vai levar a Ceasa para todas as 12 regiões administrativas, descentralizando a distribuição, barateando os preços dos alimentos e facilitando o comércio da produção da agricultura familiar.
Transformação digital nos serviços públicos
Conectando Pernambuco às novas tecnologias e tendências utilizadas em todo o mundo, permitindo desburocratizar processos e agilizar a entrega de serviços aos cidadãos com mais qualidade e eficiência, o candidato a governador Danilo Cabral, da Frente Popular, garantiu que vai promover um profundo processo de transformação digital da máquina pública estadual.
Ele explicou, durante participação no podcast Fala Ordinário, nesta segunda-feira (29), que a incorporação de novas tecnologias na estrutura pernambucana vai ajudar quem deseja empreender no estado e gerar empregos e oportunidades, ao mesmo tempo que facilita a vida dos cidadãos para acessar políticas públicas, como na saúde e na educação.
Para que essa medida se torne realidade, como vem sendo implementada na gestão do prefeito do Recife, João Campos, Danilo informou que vai chamar os setores produtivos para contribuir nesse processo de transformação.
“Nós vamos revisitar o nosso modelo de gestão implantado em Pernambuco para dar um salto de qualidade, aproximando o estado do cidadão. É transformar digitalmente não pelo olhar de quem está dentro. Vamos chamar os setores produtivos, ver quais são os gargalos, verificar os fluxos, monitorar e dar velocidade aos cidadãos”, informou o candidato.
Em uma frente de trabalho, Danilo destacou que a transformação digital dos serviços públicos estaduais envolverá a revisão de processos já existentes, como expedição de alvarás, a concessão de licenças por parte de órgãos estaduais, a exemplo do Corpo de Bombeiros e da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), para funcionamento de empreendimentos, dentre outras medidas.
“A transformação digital é uma marca que nós queremos incorporar porque essa é uma tendência no mundo e não podemos conviver com um estado analógico, em todos os espaços”, afirmou.
Por outro lado, Danilo assegurou que essa medida vai incorporar novas tendências nos serviços prestados à população, a exemplo da telemedicina. Já na área da educação, Danilo pretende incluir na matriz curricular escolar a obrigatoriedade de conteúdos em tecnologia e noções básicas em programação, de modo a preparar os estudantes da rede estadual de ensino para o mercado da economia do conhecimento