O deputado federal bolsonarista Junio Amaral (PL-MG) fez uma ameaça de morte ao ex-presidente Lula (PT). Em vídeo divulgado nas redes sociais, nesta terça-feira (5), o parlamentar diz para o petista ir até sua casa que ele estará “pronto para um bela e calorosa recepção”. Enquanto fala, Amaral carrega uma pistola.
O “convite” para que Lula vá até sua residência veio como reação a uma declaração do ex-presidente, em evento com sindicalistas, na qual sugere que as pessoas façam manifestações na frente das casas de deputados ao invés de “gastar uma fortuna para ir a Brasília”.
“Vou esperar vocês lá, sua turma, você, vai conversar com minha esposa, minha filha, vocês serão muito bem-vindos”, diz Junio Amaral enquanto mostra a arma.
Junio Amaral é um dos citados como divulgadores de notícias falsas no inquérito das fake news, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em dezembro de 2018, durante a cerimônia de diplomação de deputados em MG, o bolsonarista tentou rasgar um cartaz de “Lula Livre” levantado pelo deputado federal Rogério Correia (PT-MG) e partiu para cima do petista, que reagiu.
Assista ao vídeo da ameaça
“Estava calminho, agora teve uma recaída”, afirma deputado Rogério Correia
O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) falou à Fórum sobre a ameaça de morte feita pelo bolsonarista Junio Amaral. “Ele não pode continuar com essa atuação beligerante”, disse o petista.
Em 2018, Correia reagiu a uma tentativa de agressão por parte de Amaral. Durante cerimônia de diplomação de deputados de Minas Gerais, o bolsonarista quis rasgar um cartaz “Lula Livre” que estava nas mãos do petista, mas não conseguiu.
“Na Câmara ele estava até mais calminho. Talvez depois da diplomação [quando tentou rasgar o cartaz de Correia] ele viu que que não basta apenas fazer ameaça, partir para a violência, que isso não é fazer política. Agora, parece que ele teve uma recaída”, declarou o deputado do PT.
“Espero que ele tenha calma porque vai ser punido. Não pode sair ameaçando as pessoas, não”, disse ainda.
Leia também: Neonazistas ameaçam de morte Lula e outros políticos de esquerda
O parlamentar ressaltou que a fala de Lula que motivou as ameaças se referem a manifestações pacíficas.
“O que Lula quis dizer é que fazer manifestações nos estados, às vezes, é mais eficiente, como fizemos na PEC 32, do que manifestações só em Brasília. E Lula falou em manifestações pacíficas, e não essas atitudes dele beligerantes e de ameaças”, pontuou Correia.
A frase completa de Lula que motivou a ameaça de Amaral é a seguinte: “O deputado tem casa. Então se a gente, ao invés de tentar alugar um ônibus, gastar uma fortuna, para vir para Brasília, que às vezes não resulta em nada, se a gente pegasse, mapeasse o endereço de cada deputado e fosse 50 pessoas para a casa desse deputado. Não é para xingar, não, é para conversar com ele, conversar com a mulher dele, conversar com o filho dele, incomodar a tranquilidade dele. Eu acho que surte muito mais efeito do que a gente vir fazer manifestação em Brasília”.
Por Ivan Longo