
O deputado federal Marcelo Calero (Cidadania-RJ) pediu explicações ao ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, sobre o atual estado da Cinemateca Brasileira, que funciona em São Paulo. Calero encaminhou um requerimento de informação à pasta, com 10 questionamentos, incluindo um sobre a anunciada mudança para Brasília.
Entre as perguntas o congressista que saber se há estudos em andamento para possível transferência do acervo da Cinemateca, de São Paulo para Brasília? e, em caso positivo, quais são as justificativas da transferência.
A entidade está no centro de disputas políticas do governo Jair Bolsonaro, que trava uma guerra institucional com a entidade responsável pela gestão da Cinemateca, a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (ACERP).
No documento, Calero diz ser lamentável a situação em que se encontra a Cinemateca. O parlamentar, que foi ministro da Cultura do governo Michel Temer, menciona “embates entre a Secretaria Especial da Cultura e a ACERP”, assim como as “sérias dificuldades financeiras por que passa a instituição”. Ele alerta que os conflitos fragilizam a gestão, pondo em risco o acervo histórico.
A iniciativa do deputado ocorre após o Radar, coluna da Revista Veja, revelar entrevero entre servidores do Turismo e a associação. De acordo com a coluna, o governo teria decidido acelerar o processo de mudança da cinemateca para Brasília.
Confira 5 das 10 perguntas enviadas ao Turismo:
- Qual é a situação atual do contrato de gestão da Cinemateca
Brasileira pela Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto
(ACERP)? Quando teve início? Quando se encerrará? Há
possibilidade de renovação? - Quais são as competências da União, por meio deste Ministério,
quanto à administração e à gestão da Cinemateca Brasileira? - Quais são as competências da ACERP, mantenedora da Cinemateca
Brasileira, quanto à administração e à gestão da entidade? - A União, por meio deste Ministério, deixou de fazer repasses
financeiros à Cinemateca? Há repasses em atraso? Em caso positivo,
qual o montante? Por quais motivos os repasses não foram
realizados? - O secretário da Cultura, Mário Frias, solicitou as chaves da
Cinemateca à Associação Roquette Pinto? Qual foi o motivo desta
solicitação? Tal ação tem previsão legal?
Acesse o documento completo aqui para conhecer os outros questionamentos.