
Diversos filmes infantis da Disney reproduziram práticas racistas e retrataram minorias de maneira preconceituosa. Agora, a gigante do entretenimento buscar ampliar o debate racial exibindo avisos sobre o tema quando o espectador escolher ver clássicos como ‘Peter Pan‘ e ‘Dumbo‘.
Leia também: Racismo: Made in USA
Os assinantes do Disney Plus, serviço de streaming da empresa, vão ler um comunicado em que a produtora explica que o programa inclui visões negativas de pessoas e culturas.
No aviso, a Disney reconhece que os estereótipos não deveriam ter sido adotados e que eles estavam errados à época.
“Aviso: retratações racistas à frente“
Entre os clássicos que passam a receber o aviso está o filme ‘Dumbo’, de 1941. Em certo ponto, a obra reproduz, por meio de corvos, o formato de circo de menestréis, em que atores brancos faziam ‘blackface‘ — pintura do rosto e do corpo para escurecer a pele —, e ridicularizavam os negros escravizados nos Estados Unidos.

Já o filme ‘Peter Pan’, outro símbolo da Disney, retrata de maneira preconceituosa os povos originários do continente americano. Em mais de uma ocasião, a produtora ofendeu também imigrantes asiáticos. Filmes como ‘Aristogatas‘ e ‘A Dama e o Vagabundo‘ trazem animais retratados com estereótipos preconceituosos, a fim de fazer referência aos chineses.
O Disney Plus chega ao Brasil no mês que vem, mas ainda não está claro se o serviço incluirá os avisos sobre práticas racistas também para os espectadores brasileiros.
Com informações do Hypeness
Adorei seu conteúdo Parabéns, bem completo e dinâmico.
Era exatamente o que eu estava buscando na internet e
todas as minhas dúvidas foram tiradas aqui. Muito sucesso e
gratidão!