As convenções partidárias, quando os partidos políticos definem os candidatos que vão concorrer nas eleições de outubro, começam nesta quarta-feira (20) e seguem até o dia 5 de agosto.
A convenção do PT deve acontecer de maneira protocolar e sem a presença do pré-candidato a presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, que estará em giro pelo Nordeste na mesma data.
O evento vai confirmar a escolha da legenda pela candidatura de Lula para o Palácio do Planalto e está marcada para esta quinta-feira (21), em São Paulo.
Já na convenção do PSB, que ocorrerá em Brasília, no dia 29 de julho, é esperada a presença de Lula e Alckmin.
“São várias convenções, cumprindo regra legal, a partir do dia 21/07 com a convenção do PT. Dia 29, todos os partidos e líderes estarão na convenção do PSB, que será a última, em Brasília e homologando alianças e candidaturas de Lula presidente e Geraldo Alckmin vice”, diz Wellington Dias, ex-governador do Piauí e integrante da campanha.
O calendário eleitoral foi aprovado pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE), pela Resolução 23.674/2021, que definiu o calendário eleitoral de 2022.
Além do cargo de presidente da República, também serão definidos os nomes dos candidatos governador, senador, além de deputados federal, estadual e distrital, no caso do Distrito Federal.
Os pedidos de registro de candidaturas podem ser feitos ao TSE pelos partidos, federações e coligações até o dia 15 de agosto. E, o TSE tem até o dia 12 de setembro para julgar os pedidos.
Leia também: Eleições: Saiba o que os pré-candidatos podem fazer durante a pré-campanha
Campanha
Oficialmente, a campanha eleitoral está liberada a partir do dia 16 de agosto. Pedidos de votos, comícios, propagandas e inúmeros eventos podem ser realizados até o prazo máximo de 48 horas antes das votações.
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV acontece entre os dias 26 de agosto e 30 de setembro. No dia 2 de outubro os brasileiros vão as urnas em todo o país simultaneamente, independente da diferença de horário. Todos os estados vão seguir o horário de Brasília e a votação começa às 8 horas da manhã e termina às 17 horas da tarde.