
Com início para esta sexta-feira (9), candidatos a prefeito de São Paulo preparam estratégias para o horário eleitoral na TV e no rádio. De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, roteiros incluem ataques a adversários, carona na imagem de padrinhos políticos, exaltação da própria biografia e ênfase em propostas.
Dos 14 postulantes, 10 têm direito ao tempo de propaganda gratuita até 12 de novembro. O candidato à reeleição, Bruno Covas (PSDB), conta com a maior fatia do horário (3min29s). A divisão leva em consideração a bancada de deputados federais eleita pelas legendas da coligação em 2018.
Segundo auxiliares, a estratégia que o tucano será utilizar da sua proximidade com o avô, o ex-governador Mário Covas (1930-2001). Além disso, ao tratamento contra o câncer, iniciado em 2019, também serão explorados no material produzido sob a coordenação do marqueteiro Felipe Soutello.
Covas está em segundo lugar nas intenções de voto, com 20%, de acordo com o Datafolha. O líder das pesquisas é Celso Russomanno (Republicanos), com 29%. No entanto, dispõe de 51 segundos, o quinto maior tempo na TV e no rádio.
Diferentemente de Covas, Rossumanno exibirá logo em suas primeiras inserções seu padrinho político, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Seus programas também devem abordar o “auxílio emergencial paulistano”, proposta escorada em Jair Bolsonaro, além de projetos para a saúde. Outra prioridade será apresentar o candidato a vice, Marcos da Costa (PTB).
A esquerda no horário eleitoral
Com o segundo maior tempo (1min36s), Márcio França (PSB) deve priorizar as propostas. Projetos que miram os problemas provocados pela pandemia ganharão destaque, de acordo com o coordenador da campanha Raul Cruz Lima.
Também adotarão a postura anti-Doria, usada para fustigar Covas. “Não estamos falando apenas de trocar de prefeito, mas de mudar a prefeitura”, diz Lima.
Já Guilherme Boulos, que está empatado tecnicamente com França (que tem 8%, ante 9% do líder de movimentos de moradia), usará seus 17 segundos “com muita criatividade”. Segundo o marqueteiro Chico Malfitani, a candidata a vice, a ex-prefeita Luiza Erundina (PSOL), terá destaque nas peças.
Candidato do PT, Jilmar Tatto aparece com apenas 2% das intenções de voto, mas possui 1mi36s na TV. Seu padrinho, Lula, terá papel central no programa, que usará a imagem dele até o limite permitido pela lei (25% do tempo de cada anúncio).
Com informações da Folha de S. Paulo