Em um vídeo veiculado no Twitter, Fábio Porchat desabafou sobre o comportamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a pandemia da Covid-19 no Brasil. O ator se mostrou revoltado com as falas pronunciadas por Bolsonaro recentemente. “Se você não está com ódio, você está mal informado!”, escreveu Porchat em seu perfil no microblog, onde publicou o conteúdo.
Mencionando ex-presidentes como Fernando Henrique Cardoso e Lula, Porchat falou sobre a inércia das pessoas diante das declarações polêmicas do atual presidente.
“Pessoal chama Bolsonaro de genocida, e um deles falam assim: ‘Não exagera, genocida, como assim?’ É porque eu acho que a gente está tão acostumado a ouvir ele falar merda, que ele só fala merda, que a gente vai meio que descredibilizando um pouco na nossa cabeça e tirando o peso que é as maluquices, a violência e a agressividade que vem dele”, comentou.
Em seguida, o ator simulou como seria se presidentes anteriores a Bolsonaro tivessem adotado uma conduta semelhante durante a gestão das crises sanitárias que acometeram o país em seus respectivos mandatos.
“Pensa no que ele fez, no que ele faz, nesta pandemia. Pensa se em 1995, o Fernando Henrique Cardoso, no auge da AIDS, falasse assim: ‘Esse negócio de vírus, AIDS? Isso é bobagem. Isso não dá nada. O bom é transar e antes de transar você põe um omeprazol’. As pessoas iam dizer que ele tinha enlouquecido, precisava ser internado, interditado, não pode falar uma coisa dessa, como assim”, comparou.
Confira o vídeo completo:
Verdades contundentes ditas por Fabio Porchat. Impeachment e cadeia para o criminoso Bolsonaro!
— Ciro Gomes (@cirogomes) January 28, 2021
pic.twitter.com/FeTa76Pfl3
Após falar de FHC, o humorista continuou levantando o debate. “Imagina se o Lula, em 2007, com a dengue, falasse assim: ‘Esse mosquito não dá nada, quem reclama de mosquito é porque gosta de picada (risos irônicos). Eu mesmo tenho pneu em casa, eu mesmo já deixei ele com água. Isso não dá nada, pessoal que reclama disso é pessoal que não aguenta. Brasileiro bebe água do esgoto e não vai aguentar um mosquito?’ As pessoas vão falar que o Lula bebeu, que ele é louco e não pode comandar o país”, dissertou.
2050
Projetando o futuro, ele pediu para que brasileiros imaginassem a realidade anos à frente. Logo, ele elencou diversas atitudes reprováveis tomadas por Bolsonaro durante os últimos meses.
“Agora sai, vai para 2050. Agora pensa assim, teve pandemia no mundo. O presidente não usa máscara, fala que máscara é ruim, não fala de distanciamento social, aglomera, pega Covid, fala que não é nada, fala que é pra tomar um remédio que ninguém toma no mundo inteiro. Quando chega a vacina, ele fala mal da vacina!”, ressaltou irritado.
A crítica direta ao presidente foi sintetizada ao término do vídeo, onde ele se mostrou surpreso ao ver que, em sua opinião, algumas pessoas ainda não enxergam a gravidade da situação.
“Se isso não é atrapalhar muito o caminho que a gente tá percorrendo enquanto sociedade, enquanto nação, eu não sei mais o que é preciso fazer para você achar que ele é um cara muito maléfico para o país”, concluiu.
Trending topics
Em poucas horas, o vídeo se tornou um dos principais assuntos do Twitter na tarde da quinta-feira (28). A publicação de Porchat foi compartilhada pelo vice-presidente nacional do PDT, Ciro Gomes: “Verdades contundentes ditas por Fabio Porchat. Impeachment e cadeia para o criminoso Bolsonaro!”.
“Muito maléfico pro país… achei leve. Ele é cretino, escroto, psicopata, egocêntrico, genocida, mau caráter e ainda por cima um jumento q não tem dois neurônios”, disse uma internauta concordando com Porchat. “Ele vai continuar menosprezando a pandemia – por isso mesmo temos que nos mobilizar e tirá-lo de lá”, comentou um internauta.