
Representantes da Biblioteca Nacional e do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas de Angola receberam convites de Cuba para participar na próxima Feira do Livro de Havana, informou uma fonte diplomática nesta sexta-feira (4) .
A comissão organizadora do evento enviou as cartas aos diretores gerais de ambas as instituições, Diana Afonso e Domigas Monte, respectivamente, disse à Prensa Latina o conselheiro aqui encarregado de imprensa e cultura da embaixada caribenha, Raúl González.
Conforme explicou o governante, esta quinta-feira teve um encontro com Afonso na sede da Biblioteca Nacional, em Luanda, para formalizar o convite do seu país e entregar uma doação simbólica de livros, incluindo obras do escritor, poeta e revolucionário José Martí, o Herói Nacional de Cuba.
A entrega solidária incluiu também textos relacionados com o líder histórico da revolução cubana, Fidel Castro, materiais audiovisuais e escritos sobre Angola, da autoria de intelectuais da maior das Antilhas, explicou.
Por sua vez, Afonso manifestou o desejo de participar da feira internacional e pediu para expressar sua gratidão ao Ministério da Cultura do país caribenho, disse o conselheiro.
Da mesma forma, manifestou interesse pessoal em conhecer Cuba e o trabalho de sua Biblioteca Nacional, com o objetivo de adquirir conhecimento e, se possível, estabelecer alguma cooperação.
Na opinião do diretor, a doação da embaixada ajudará os leitores daqui a obter informações sobre a Ilha e seus autores, especialmente Fidel Castro.
O funcionário também se interessou pela situação atual em Cuba, sob os efeitos da pandemia do Covid-19 e os danos causados pelo bloqueio econômico, financeiro e comercial do governo dos Estados Unidos.
Gonzalez disse à Prensa Latina que ontem fez o convite a Domingas Monte, que além de dirigir o Instituto Nacional de Indústrias Culturais e Criativas, é pesquisador e escritor com vários trabalhos publicados.
A 30ª edição do principal evento de letras em território cubano acontecerá de 20 a 30 de abril e terá o México como convidado de honra.
Com informações da Prensa Latina