
Especialista em segurança digital do Facebook, em Menlo Park, na Califórnia, se revoltou contra a empresa, por manter no ar um discurso do presidente Jair Bolsonaro que desumanizava indígenas, e acabou se demitindo. A informação foi divulgada no jornal norte-americano The New Yorker.
Na transmissão ao vivo em janeiro deste ano, em uma de suas lives semanais de quinta-feira, Bolsonaro disse: “O índio mudou. Ele está evoluindo e se tornando, cada vez mais, um ser humano como nós”. O especialista, David Thiel, descobriu que o discurso ainda estava ativo na plataforma e solicitou a sua remoção a outros especialistas, incluindo um em Brasília, que decidiram que o vídeo não violou as diretrizes.
Segundo a reportagem, o especialista brasileiro, que não é nomeado, teria escrito que Jair Bolsonaro “é conhecido por seus discursos politicamente incorretos” e que, “na verdade, ele está se referindo aos indígenas se tornando mais integrados à sociedade (em vez de isolados em suas próprias tribos)”.
Thiel não se satisfez, segundo a revista, em parte porque o especialista brasileiro, “que trabalhou para pelo menos um político pró-Bolsonaro, não lhe pareceu fonte objetiva”. Recorreu então, sem sucesso, e se demitiu no mês seguinte, março.
“O Facebook está cada vez mais se alinhando aos ricos e poderosos, permitindo que joguem de acordo com regras diferentes. A virada para a direita tem sido decepcionante e não é algo com que me sinta mais confortável”, afirmou.
Procurado para comentar sobre o caso, o Facebook Brasil lembrou ações recentes da plataforma no país, como a remoção de contas falsas ligadas à família Bolsonaro e ao gabinete da Presidência e de post do próprio presidente.
“Proibimos discurso de ódio e aplicamos nossas regras de conteúdo globalmente, independentemente da posição ou afiliação política de quem publicou. Sabemos que temos mais a fazer, mas estamos progredindo na forma como aplicamos nossas regras, e auditamos nossos processos com frequência para garantir precisão e imparcialidade.”
Com informações da Folha de S. Paulo