Levantamento britânico foi realizado a partir de casos de coronavírus na China

Um estudo publicado nesta segunda (30) aponta que quase 20% da população com mais de 80 anos contaminada pelo novo coronavírus ‘Sars-CoV-2’ vai precisar de internação hospitalar. O índice cai para cerca de 1% nos pacientes com menos de 30 anos. O levantamento foi realizado pela revista científica ‘The Lancet ’a partir de 3.665 casos na China.
O estudo estima a probabilidade dos pacientes desenvolverem sintomas graves a ponto de exigirem cuidados médicos diretos. De 40 a 49 anos, a taxa é de 4,3%, índice que praticamente dobra para 8,2% entre os 50 e 59 anos. Na faixa dos 60 anos, chega a 11,8%, passando a 16,6% entre 70 e 79 anos e, finalmente, a 18,4% para as pessoas com mais de 80 anos.
Os autores também projetam que entre 50% e 80% da população mundial pode ser infectada pela coronavírus. “O número de pessoas que vão precisar de tratamento hospitalar provavelmente sobrecarregará até os sistemas de saúde mais avançados do mundo”, alertam os pesquisadores.
A pesquisa também levantou novas estimativas para a taxa de mortalidade do vírus. Para os casos confirmados, o levantamento chegou a uma taxa de 1,38%. Já a taxa geral, que inclui os pacientes não diagnosticados, mas provavelmente afetados pela doença, é de 0,66%.
Mais idade, mais riscos
O levantamento foi realizado por especialistas das universidades Imperial College, Queen Mary e Oxford e financiado pelo Conselho de Pesquisa Médica do Reino Unido (UK Medical Research Council, em inglês).
“Nossas estimativas podem ser aplicadas a qualquer país para embasar decisões sobre as melhores políticas de contenção para Covid-19”, diz a professora Azra Ghani, do Imperial College de Londres, em comunicado. “Pode haver casos extremos que recebem muita atenção da mídia, mas nossa análise mostra claramente que, com 50 anos ou mais, a hospitalização é muito mais provável do que naqueles com menos de 50 anos, e uma proporção maior de casos é fatal”, afirma para o jornal Valor Econômico.