Mauree Turner, de 27 anos, venceu a disputa por um assento na Câmara de Oklahoma pelo Distrito 88 nas eleições norte-americanas nesta semana. Assim, ela se torna a primeira parlamentar estadual não-binária na história dos Estados Unidos e a primeira congressista muçulmana no estado.
Leia também: LGBT+ aumentam representatividade nos EUA
Segundo o HuffPost Brasil, uma pessoa não-binária, assim como Turner, é uma pessoa cuja identidade de gênero ou expressão de gênero não está limitada às definições de masculino ou feminino. Algumas podem sentir que seu gênero está “em algum lugar entre homem e mulher” ou que é totalmente diferente dos dois pólos.
“Terapia de conversão e a impossibilidade de estudantes trans praticarem o esporte que gostariam… Esse é o tipo de coisa que estamos combatendo”, disse Turner, em entrevista ainda na noite de quarta, segundo entrevista concedida a Reuters.
“Tenho muitos sentimentos sobre essa noite”, disse Turner no Twitter na noite de quarta-feira (4). “Mas, no geral, estou grata pelo Distrito 88 me conceder essa oportunidade.” Ela publicou o tuíte com uma imagem que diz “Começa o verdadeiro trabalho. O futuro é agora”.
Turner derrotou a candidata republicana Kelly Barlean para representar o distrito. Ela recebeu 71% dos votos, de acordo com resultados não oficiais do Conselho Eleitoral do Estado de Oklahoma, de acordo com a Reuters.
A vitória de Turner surge após ela vencer o parlamentar titular Jason Dunnington nas eleições primárias democratas do distrito em junho.
Com informações do HuffPost e da Reuters