
Países europeus vão barrar a entrada de viajantes que vivem em locais em que a pandemia de coronavírus não está controlada ao reabrirem suas fronteiras externas. A previsão é que isto ocorra no dia 1º de julho, informou nesta quinta (11) a Comissão Europeia, de acordo com informações da Folha de S.Paulo.
A lista de países que terão entrada permitida começará a ser elaborada nesta quinta, e na prática, residentes no território brasileiro serão impedidos de entrar na Europa enquanto o Brasil não controlar a doença.
Além da situação da pandemia, o bloco europeu vai avaliar também a capacidade de aplicar medidas de contenção de propagação do vírus durante a viagem e medidas de reciprocidade (neste caso, para barrar a entrada dos que não abrirem suas portas aos europeus).
Segundo a comissária para os Assuntos Internos, Ylva Johansson, a situação epidemiológica de cada nação será o principal critério de decisão sobre quem terá acesso ao território europeu, e a lista será ampliada aos poucos.
Brasil nos rankings
O Brasil tem o segundo maior número de casos no mundo e caminha para ultrapassar o Reino Unido e ter o segundo maior número de mortes. A taxa de contágio no Brasil também continua acima de 1, o que indica transmissão fora de controle.
Nesta última quarta-feira (10), o Brasil se tornou o primeiro país do mundo na média diária de mortes pelo novo coronavírus. O país registrou a maior média de óbitos provocados pela doença nos últimos sete dias, ultrapassando Estados Unidos e Reino Unido, que tiveram os maiores números absolutos de mortes até agora.
Com informações da Folha.