Morreu aos 80 anos, em Brasília, Marco Maciel, na madrugada neste sábado (12). Marco Maciel foi vice-presidente da República durante os oito anos de mandato de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 2002, e ex-senador.
Advogado e professor, natural de Pernambuco, Maciel dedicou a vida ao exercício da política, mantendo-se sempre perto do poder. Ocupou cargos públicos de maneira ininterrupta entre os anos de 1967 a 2011, quando pela primeira vez, perdeu uma eleição.
Nos oito anos de FHC na presidência, Marco Maciel foi um vice discreto e influente, mantendo o perfil de negociador que demonstrou desde sempre na carreira política. Sua proximidade e conhecimento do Congresso levaram o presidente a indicá-lo como articulador político, com atribuições sobre as negociações por reformas almejadas pelo governo, como a quebra dos monopólios estatais sobre o petróleo as telecomunicações. Inicialmente contrário à reeleição, o vice acabou aderindo à emenda que garantiu ao então presidente um novo mandato, aprovada pelo Congresso em fevereiro de 1997.
Socialistas lamentam a morte de Maciel
Nas redes sociais, socialistas lamentaram a morte do ex-vice-presidente da República. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB-PE), escreveu que ”o Brasil perdeu um político que sempre esteve aberto ao diálogo e ao entendimento”. Paulo destacou as conquistas de Maciel e sua postura ética. Ele prestou condolências a família do ex-vice-presidente da República e decretou luto oficial de sete dias em Pernambuco.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e ex-prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB-PE), também expressou pêsames nas redes sociais. Geraldo definiu Marco Maciel como um ”pernambucano de destaque na politica nacional”.
O deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG), escreveu nas redes sociais que Maciel era um grande homem público e disse que é uma perda para Pernambuco e para o Brasil.
O deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE), destacou nas redes sociais que o ex-vice-presidente foi um homem honrado e que exerceu a política com responsabilidade e competência.
O deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), lamentou a morte de Maciel e ressaltou que o ex-vice-presidente da República ”deixou sua marca na vida pública, com uma história exemplar de dedicação a Pernambuco e ao Brasil”.
O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PSB-AL), disse que recebeu com muita tristeza a notícia da morte de Marco Maciel.