Parlamentares e políticos reagiram, nesta sexta-feira (31), à informação de que do Banco Mundial confirmou o nome do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, para o cargo de Diretor Executivo no Conselho da instituição. Em comunicado divulgado na noite de ontem, o Banco afirmou que Weintraub deve assumir o cargo na primeira semana de agosto e cumprirá mandato até 31 de outubro, quando a posição será novamente aberta para a eleição.
Alvo de dois inquéritos – um que apura suposto racismo contra chineses e outro que apura ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) –, Weintraub foi indicado à vaga pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Sua viagem aos Estados Unidos, logo após deixar o comando da Educação, também foi citado em mais um pedido de investigação, desde que o Ministério das Relações Exteriores confirmou que intercedeu junto à embaixada dos Estados Unidos para a obtenção do visto de entrada para Weintraub.
‘Lamentável’
Líder do PSB na Câmara, o deputado Alessandro Molon (RJ) relembrou a desastrosa gestão do ex-ministro para comentar a indicação. “Weintraub, que só destruiu a Educação brasileira e fugiu do país com passaporte diplomático, foi confirmado diretor executivo do Banco Mundial. Sabemos que ele tem bastante potencial… para não deixar NADA de bom por lá. Lamentável!”, comentou.
A líder do PCdoB na Casa, deputada Perpétua Almeida (AC) afirmou que o cargo concedido ao aliado de Jair Bolsonaro é mais um prêmio do presidente à estupidez de seu governo. “Abraham Weintraub, aquele que saiu às pressas do Brasil e ficou conhecido pelas tantas asneiras e retrocessos na Educação, o rei das fake news, foi premiado com diretoria executiva do Banco Mundial. É prova real de que Bolsonaro valoriza a estupidez”.
‘Exílio-mamata’
Pré-candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos chamou de ‘exílio-mamata’ o benefício concedido ao ex-ministro e a tendência de ‘fuga’ de aliados do governo. “Weintraub fugiu do Brasil para ganhar salário de R$120 mil por mês no Banco Mundial. Agora o blogueiro Allan dos Santos, investigado pelo STF, também diz ter fugido pra não ser preso. O bolsonarismo inaugurou o exílio-mamata!”.
Companheiro de partido de Boulos, o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) afirmou que “o bolsonarismo é espécie em fuga”. “Flávio Bolsonaro desmaiou na TV. Jair fugiu dos debates presidenciais. Weintraub fugiu para os EUA. Allan dos Santos foge para não ser punido por espalhar mentiras do tamanho da sua ‘perseguição. A covardia é um problema gravíssimo para eles”, declarou.
Pior ministro da Educação
Deputado distrital, Fábio Felix (PSOL-DF) recordou o “prêmio”concedido a Weintraub ao “pior ministro da Educação” do Brasil. “R$ 110 mil mensais é o salário que o ex-ministro fujão vai receber no Banco Mundial. Esse é o prêmio dado ao pior ministro da educação da história do país, que fugiu do Brasil com o apoio do presidente da República para não ser preso”, declarou.
Weintraub e Allan dos Santos
Citando a nova ‘fuga’ do blogueiro bolsonarista, Allan do Santos, que assim como Weintraub alegou “ameaças” para deixar o país nesta sexta, o deputado federal e autor da Lei de Acesso à Informação, Reginaldo Lopes (PT-MG) afirmou que as fake News elegeu o atual governo. “Youtuber bolsonarista apontado como um dos líderes do Gabinete do Ódio, o investigado Allan dos Santos disse ter saído do país. A boa fé do povo brasileiro foi traída por um grupo de oportunistas e mentirosos. As fake news elegeram Bolsonaro!”, afirmou.
‘Frouxos’
A deputada Natalia Bonavides (PT-RN) também associou a nova debandada bolsonarista. “Weintraub e Allan dos Santos são dos típicos milicianos virtuais bolsonaristas, valentões atrás das telas e muito covardes no resto. Já interroguei os dois – na Comissão de Educação e na CPMI das fake News – e fogem até de perguntas. Aqui no RN, a gente chama de ‘frouxos!’ E aí onde você tá?”, questionou a parlamentar.
Líder da minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE) afirmou que o ex-chefe do MEC criou tendência. “Weintraub fez escola. Allan dos Santos fugiu do Brasil para não encarar a justiça. O delírio do fabricante de fake news atingiu níveis altos, ao ponto de declarar uma perseguição do PT e das embaixadas da Coreia do Norte e da China contra ele. Além de mentiroso, é lunático”, disse.