
O candidato do PSB ao governo do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, lançou uma carta de compromisso com o povo fluminense, repetindo um gesto feito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2002.
A elaboração do documento da pré-campanha de Freixo teve a consultoria do economista Arminio Fraga e do advogado Marcelo Trindade — dois dos principais interlocutores do pessebista com empresários e o mercado financeiro. O texto é mais um recurso para se apresentar como um nome moderado e ampliar o eleitorado em grupos vistos como refratários a candidaturas de esquerda, como empresários, evangélicos e policiais.
No carta intitulada Compromisso pelo Rio de Janeiro, Freixo esboça propostas de segurança pública, educação e saúde e ainda lista temas caros ao eleitorado de centro e direita, como itens relacionados à liberdade econômica. “A revisão de políticas públicas será feita com respeito aos contratos, à propriedade privada e aos direitos dos indivíduos e das empresas”, diz Freixo no tópico sobre planejamento e o monitoramento de ações públicas.
Freixo afirma que a elaboração de seu programa será feito “por um grupo diverso” de pessoas para assegurar que o documento reflita “as visões que devem ser conciliadas neste momento decisivo para nosso estado”. Apesar de não integrar oficialmente a campanha, Arminio Fraga vem se reunindo desde o ano passado com o deputado para fazer a ponte com o empresariado e formuladores de políticas públicas. Ele defende que para combater o quadro de miséria do Rio é preciso uma ampla convergência de ideias e pessoas em torno de um projeto de recuperação do estado:
— Acho que Freixo está fazendo um movimento pragmático, uma evolução nas ideias. Não tem como o estado, e o nosso em particular, em uma situação fiscal extremamente precária, fazer tudo. O estado precisa urgentemente aumentar seu nível de investimento, e a iniciativa privada, com sua eficiência, pode auxiliar através de concessões e parcerias feitas com supervisão estatal.
Cesar Maia é vice de Freixo
Freixo confirmou na sexta-feira (22) a indicação do ex-prefeito do Rio, Cesar Maia (PSDB) como vice em sua chapa. Após reunião com as direções partidárias envolvidas, Freixo publicou a confirmação em suas redes sociais.
“Cesar é um gestor experiente e será fundamental na reconstrução do Rio de Janeiro. O momento é de união e foco no trabalho para que todas as famílias possam viver e prosperar em paz”, escreveu.
Aos 77 anos, Maia é atualmente vereador no Rio de Janeiro, onde já foi prefeito em duas oportunidades, nas décadas de 1990 e 2000. Antes, foi também deputado federal.
O PSDB emitiu nota à imprensa informando que o acordo foi fechado após longo diálogo com o Cidadania, com quem a legenda compõem federação.
“O PSDB, partido majoritário nessa federação, encaminha a indicação do vereador e ex-prefeito Cesar Maia como candidato a vice-governador na chapa do deputado federal Marcelo Freixo (PSB). O Cidadania seguirá apoiando o ex-prefeito Rodrigo Neves, decisão que já havia sido tomada antes mesmo da formalização da federação entre os dois partidos.”
Leia também: Freixo e Molon são oficialmente candidatos pelo PSB no Rio de Janeiro
Freixo teve a candidatura oficializada na quarta-feira (20) e agora, ao lado de Maia, enfrenta a disputa com o atual governador, Cláudio Castro (PL).
Castro é vice do governador caçado, Wilson Witzel, e conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL). A última pesquisa do IPEC, mostra que Castro tem 20% das intenções de voto e Freixo segue com 14%.
“O momento é de união e foco no trabalho para que todas as famílias possam viver e prosperar em paz”, disse Freixo. Com Cesar Maia, o pré-candidato ao governo busca vencer a resistência de parte do eleitorado que o identifica como um político inexperiente para um cargo do Executivo.
Em nota, o deputado federal Rodrigo Maia (PSDB-RJ), presidente da Federação PSDB-Cidadania e filho de Cesar Maia, confirmou que a união é oficial.
“O PSDB, partido majoritário nessa federação, encaminha a indicação do vereador e ex-prefeito Cesar Maia como candidato a vice-governador na chapa do deputado federal Marcelo Freixo. O Cidadania seguirá apoiando o ex-prefeito Rodrigo Neves”, disse, em referência ao ex-prefeito de Niterói pelo PDT.
Com informações do jornal O Globo