Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (17) mostra que com o apoio de Lula (PT), Marcelo Freixo (PSB) vira o placar do primeiro turno e vence no segundo turno o atual governador Claudio Castro (PSC) e passa a liderar a disputa ao governo do Rio de Janeiro.
Com o apoio do petista – que está em situação de empate com Jair Bolsonaro (PL) no eleitorado fluminense -, Freixo marca 40% das intenções de votos no segundo turno, enquanto Castro tem 37% com o apoio do atual presidente.
Sem apoio, Freixo tem 27% – 3 pontos a menos que a pesquisa anterior, realizada em março. Já Castro tem desempenho melhor sem o seu nome atrelado a Bolsonaro chegando a 38%, 4 pontos a mais do que no estudo anterior.
O levantamento mostra ainda que 36% dos eleitores do Rio poderiam mudar seu voto para voltar em um candidato apoiado por Lula. Por Bolsonaro, esse índice é de 35% e por Eduardo Paes (União) por 23%.
Brancos e nulos giram entre 33% e 34% e indecisos são 10%.
A pesquisa Genial/Quaest RJ foi realizada entre 12 e 15/05, 1.200 entrevistas presenciais domiciliares em 46 municípios. A margem de erro é de 2.8 pontos percentuais com 95% de confiabilidade. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-01548/2022 e RJ-09916/2022.
Leia a íntegra da pesquisa
Pesquisa Real Time mostra Freixo na frente
Na pesquisa Real Time encomendada pela TV Record divulgada em março mostrou Freixo com 24% das intenções de votos no primeiro turno contra 23% do atual governador, Cláudo Castro (PL).
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o que deixa a disputa em um empate técnico entre os dois candidatos.
Em terceiro está Rodrigo Neves (PDT) com 11%, seguido de Felipe Santa Cruz (PSD) e André Ceciliano (PT), que somam 2% cada um – o petista, no entanto, já abriu mão da candidatura. Paulo Gamine (Novo) tem 1%. Brancos e nulos somam 30%.
Por Plinio Teodoro