Por Ivan Longo
Buscas no Google estão refletindo a tensão com relação ao dia 7 de setembro, quando bolsonaristas planejam manifestações de cunho golpista.
Leia também: Golpe: “Começa a me preocupar”, diz Barroso sobre perguntas sobre ameaças
A plataforma Google Trends, que mede a popularidade de assuntos pesquisados na internet, aponta que, nesta quarta-feira (25), um dos termos em alta é “7 de setembro”.
A pesquisa ganhou impulso a partir do último domingo (22), dois dias após Jair Bolsonaro apresentar pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e em meio à forte repercussão da convocação feita pelo cantor Sérgio Reis para os atos antidemocráticos em Brasília no feriado da Independência.
O pico de buscas para o termo “7 de setembro” ocorreu nesta terça-feira (24), um dia após começarem a vir à tona notícias de que há movimentações de policiais militares bolsonaristas para participar dos atos, o que criou uma tensão ainda maior sobre a possibilidade de um golpe do presidente contra as instituições, visto que as manifestações terão como principal pauta a destituição de ministros do STF.
Há, inclusive, bolsonaristas, entre eles coronéis da PM, pregando invasão ao prédio da Corte.
Confira a disparada das pesquisas por “7 de setembro” aqui ou no gráfico abaixo.
A nível de comparação, as buscas por “7 de setembro”, no mesmo período, foram muito maiores que as por “feriado 7 de setembro”, o que indica que a motivação para as pesquisas são as notícias que têm envolvido a data, e não o feriadão em si.
Confira o comparativo aqui ou no gráfico abaixo.
Outro dado do Google Trends que reforça a tensão dos brasileiros com as notícias que chegam sobre o 7 de setembro é que, ao analisar o índice de buscas pelo termo, a plataforma apresenta assuntos relacionados em alta e, um deles, é a pesquisa por “golpe 7 de setembro”, que teve ascensão de mais de 400% nas buscas nos últimos dias.
O pico da pesquisa “golpe 7 de setembro” foi atingido na segunda-feira (23), justamente no dia em que as notícias sobre convocações de policiais para os atos antidemocráticos começaram a vir à tona.
Confira aqui ou no gráfico abaixo.
Em tempo: os termos “Polícia Militar”, “Invasão”, e “Bolsonaro vai dar golpe militar” constam como pesquisas relacionadas com aumento repentino nas buscas.
7 de setembro: Golpe?
A mobilização prevista para o 7 de setembro mobiliza as hordas bolsonaristas contra o Supremo Tribunal Federal.
Bolsonaro, que deve estar presencialmente no ato, chegou a difundir mensagem nas redes que fala em “provável e necessário contragolpe”.
Após o cantor Sérgio Reis pregar em áudio vazado invasão do STF, nas milícias digitais se fala em invasão da Embaixada da China.
Policiais militares, inclusive um coronel da PM paulista, estão incentivando insubordinação por parte de suas tropas.