O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, autorizou, nesta terça-feira (9) a realização do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2020. O aceno positivo ocorre após a notícia do cancelamento do festival por falta de verba devido à pandemia do novo coronavírus.
O comunicado de Ibaneis surpreende positivamente a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que já havia noticiado o cancelamento do festival.
“Não deixamos morrer o festival. O festival de cinema de Brasília é um festival que é patrimônio nosso. Agora nossa responsabilidade só aumenta. Vamos fazer um festival à altura dos 60 anos de Brasilia”, confirmou o responsável pela pasta, Bartolomeu Rodrigues, em entrevista ao Correio Braziliense.
Até o momento, a previsão é de que as exibições sejam feitas em plataformas virtuais e no Cine Drive-In, respeitando as regras do distanciamento social. Nos próximos dias deve ser anunciada a data de realização do evento, que de acordo com o calendário do governo ocorreria em outubro.
Na segunda-feira (8), Bartolomeu informou que os R$ 3 milhões previstos no orçamento para a realização do festival estavam contingenciados por conta da crise causada pelo novo coronavírus. O evento vai acontecer, mas custará menos que o valor inicial previsto, avisou o secretário.
O festival
O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que está em da 53ª edição, é um dos mais antigos do tipo no país. Foi criado em 1965 por Paulo Emilio Sales Gomes, então professor da Universidade de Brasília (UnB).