A Policia Militar do Amazonas teria matado dois indígenas do povo mundurucu em Borba, no sul do estado, segundo relatam familiares. Os assassinatos teriam sido represália à morte de dois agentes na região.
O crime teria acontecido na quarta (5). Segundo moradores da aldeia Laguinho, Josimar Moraes Lopes, 26, e Josivan Moraes Lopes, 18, saíram de Borba por volta das 8h, rumo a Nova Olinda do Norte. O mais velho, transportador escolar, estava indo ao banco para pegar o salário, acompanhado do irmão, estudante.
Por volta das 10h, moradores ouviram seis disparos. Em seguida, passou uma lancha ocupada por PMs. Nessa sexta (7), o corpo de Josimar foi encontrado, mas Josivan permanece desaparecido.
“Eu quero justiça pelo que a polícia fez dentro da minha comunidade, dentro do meu rio, onde não deveria ter entrado sem autorização. Nós somos indígenas, vivemos no mato, mas ninguém é animal para morrer desse jeito”, disse a cacique Alessandra Munduruku, tia dos jovens, via áudio de WhatsApp.
O professor Emilson Frota Mundurucu diz que os PMs foram mortos no rio Abacaxis, longe da aldeia Laguinho, mas que a comunidade fica na rota para chegar ao local.
“São policiais com raiva, com sangue nos olhos, com desejo de vingança“, disse ele.
Procurada, a assessoria da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Amazonas disse que não havia informação sobre indígenas mortos na operação.
Abusos e ilegalidade
A pedido do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública da União, a juíza Rafaela Cassia de Souza mandou, sexta-feira, a Polícia Federal enviar efetivo à região “em face dos potenciais abusos e ilegalidade relatados“.
Na quinta (6), o Ministério Público Federal no Amazonas já havia denunciado invasão de domicílio, condução ilegal, agressão e tortura, na frente do comandante-geral da PM, Ayrton Norte, de uma liderança ribeirinha.
Seria também resposta à morte dos PMs, ocorridas durante ação no rio Abacaxis, na segunda (3). Segundo a SSP, eles foram baleados em confronto com traficantes. Outros dois PMs ficaram feridos.
Com informações da Folha de S. Paulo