
A Frente Amazônia de Mobilização em Defesa dos Direitos Indígenas (FAMDDI) entrega, nesta terça-feira (19), às 14h30, um documento ao presidente da CPI da Pandemia, do Senado, Omar Aziz (PSD-AM), relatando casos de covid-19 dos povos indígenas no Amazonas e o impacto da pandemia nos territórios para que sejam incluídos no relatório final da CPI.
A FAMDDI também vai pedir que seja investigada a responsabilidade do governo federal, por ação ou omissão, para a disseminação da doença entre os indígenas e pelo elevado número de mortes ocorridas nestes povos.
Deverão fazer parte do grupo que fará a entrega do dossiê ao presidente da CPI, senador Omar Aziz, os deputados federais José Ricardo (PT-AM) e Joenia Wapichana (Rede-RR), representante do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas (SJPAM) e da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua).
Leia também: Flávio Bolsonaro chama parentes de vítimas da Covid de “militantes” por ida à CPI
“Iremos solicitar audiência para tratar da grave situação relativa à covid-19 nos povos indígenas no Amazonas, e entregar o documento a esta CPI com um conjunto de casos para que seja investigada a responsabilidade do governo federal, por ação ou omissão, para a disseminação da doença entre os indígenas e pelo elevado número de mortes ocorridas nestes povos”, explica Gersem dos Santos Luciano, coordenador da FAMDDI.
De acordo com os dados do levantamento da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) divulgados, através do seu informativo de 18 de maio de 2021, foram registrados 38.566 casos confirmados, 557 casos suspeitos e 932 falecimentos de indígenas pela Covid-19 na região amazônica, sendo que 316 dos óbitos, ou seja 1/3, ocorreu no estado do Amazonas .
O relatório a ser entregue à CPI foi extraído do Encontro “Violações dos direitos indígenas e genocídio no Amazonas”, realizado nos dias 29 e 30 de abril de 2021, pela FAMDDI, na cidade de Manaus, com a participação de lideranças e advogados indígenas, representantes de organizações indigenistas e de direitos humanos, parlamentares e juristas. Os casos apresentados, resultado dos depoimentos realizados no encontro, complementados por informações das entidades que compõe esta Frente, demonstram a extensão da pandemia nos territórios indígenas.
Serviço:
Entrega do Dossiê FAMDDI sobre Covid-19 e povos indígenas do Amazonas ao presidente da CPI da Pandemia do Senado.
Data: 19 de outubro de 2021
Horário: 14h30
Local: Ala Filinto Muller, gabinete 1, anexo 2, Senado Federal