
Foi prorrogado para 15 de agosto o prazo final para que prefeitos e gestores municipais da Educação se inscrevam no curso ‘Educação Já Municípios’, promovido pela Fundação João Mangabeira (FJM) em parceria com o movimento Todos pela Educação e com o apoio da Fundação Getúlio Vargas e da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados da USP (polo Ribeirão Preto).
O curso terá 30 horas de duração, divididas em 34 módulos. A iniciativa faz parte do programa ‘Compromisso com a Educação’, que estabelece pautas prioritárias para a Educação Básica no país, como planos de reabertura das escolas a curto prazo e estruturação do sistema educacional. O objetivo é auxiliar os gestores a terem um plano de trabalho em suas respectivas secretarias, além de oferecer a possibilidade da troca enriquecedora de experiências entre os participantes.
Leia também: Socialistas defendem educação no Dia do Estudante
Educação pública igualitária
Segundo o vice-presidente da FJM, Alexandre Navarro, a parceria contempla o princípio que norteia a FJM e o movimento ‘Todos pela Educação’: o de proporcionar uma educação pública igualitária e de qualidade. “Essa formação vai ajudar a diminuir os impactos causados pelo ensino a distância em razão da pandemia”, afirma.
Já são 36 municípios administrados pelo PSB inscritos no curso, como Altamira (PA), Afrânio (PE), Reriutaba (CE), Imbituba (SC), Baixa Grande do Ribeiro (PI), Conceição da Feira (BA), Itabira (MG), Cururupu (MA), Presidente Prudente (SP), entre outros.
A apresentação do projeto ocorreu no dia 22 de julho, em uma live com a participação do presidente da FJM, Márcio França e da presidente do movimento ‘Todos Pela Educação’, Priscila Cruz.
Autorreforma do PSB
Os socialistas defendem em sua Autorreforma a educação como pilar essencial para o desenvolvimento do país.
“Há três agentes principais, que atuam de forma integrada: o Estado responsável por aplicar e fomentar políticas públicas de ciência e tecnologia; as universidades e institutos de pesquisa, responsáveis por cria e disseminar conhecimento e as empresas responsáveis por investir na transformação do conhecimento em produtos”
Autorreforma do PSB
O PSB defende que “o sonho socialista brasileiro assenta-se sobre as bases da nossa realidade, tanto no plano de recursos naturais como no potencial criativo do nosso povo, de nossas empresas, das nossas universidades e dos centros de pesquisa.”
Com informações da Fundação João Mangabeira