
A corrida eleitoral pela prefeitura de Maceió (AL) será decidida no próximo domingo (15), com apostas para o segundo turno. De acordo com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) — pesquisa divulgada em 11 de novembro —, dois candidatos estão tecnicamente empatados: Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) e João Henrique Caldas (PSB). Davi Davino, do Progressistas, vem em seguida.
Leia também: Eleições 2020: candidatos a prefeitura de Maceió apresentam propostas
Ele tem apenas algumas horas para buscar sua chance no segundo turno. E não é impossível. Contudo, segundo o Ibope, haverá segundo turno entre Alfredo Gaspar e JHC.
Comparado ao levantamento de 23 de outubro, Alfredo, JHC e Davi Davino oscilaram dentro da margem de erro (4 pontos, para mais ou para menos).
Alfredo tinha 24% e está com 26%; JHC tinha 24% e ficou com 22%; Davi Davino saiu de 15% para 19%. No segundo turno, a disputa é renhida: – JHC 39% x Alfredo Gaspar de Mendonça 38% (branco/ nulo: 16%; não sabe: 7%); – Davi Davino Filho 39% x Alfredo Gaspar de Mendonça 38% (branco/nulo: 17%; não sabe: 6%); – JHC 40% x Davi Davino Filho 34% (branco/nulo: 18%; não sabe: 8%).
Rejeição
A última pesquisa também questionou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Os percentuais foram os seguintes:
- Cícero Almeida (DC): 48%
- Ricardo Barbosa (PT): 23%
- Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB): 22%
- JHC (PSB): 18%
- Lenilda Luna (UP): 16%
- Davi Davino Filho (Progressistas): 14%
- Cícero Filho (PCdoB): 14%
- Corintho Campelo (PMN): 13%
- Josan Leite (Patriota): 13%
- Valéria Correia (PSOL): 11%
Os entrevistados podiam apontar mais de uma resposta, por isso a soma dos fatores apontados é de mais de 100%.
Com informações do G1 e Extra – AL