
A posse do prefeito João Henrique Caldas (PSB) e do vice Ronaldo Lessa (PDT), realizada totalmente on-line, foi marcada pelo atraso de mais de uma hora e após a posse dos vereadores, que ocorreu primeiro. Depois de empossado, o prefeito teve a oportunidade de se pronunciar. Ele reafirmou o compromisso com a população de Maceió e de governar para ela e com ela, além de enfatizar que já trabalha um protocolo para o recebimento de vacinas contra a Covid-19.
O prefeito destacou que o período atípico por conta da pandemia exige largueza de visão para ultrapassar os obstáculos.
“O dono do poder é o povo e é para eles que vamos trabalhar”, destacou inicialmente JHC.
Quando se dirigiu especificamente aos eleitores que acreditaram em seu projeto de mudança, JHC ressaltou a crise da saúde em torno da Covid-19, mas para mostrar seu grau de comprometimento el citou o escritor Graciliano Ramos: “é fácil se livrar das responsabilidades; difícil é escapar das consequências de ter se livrado delas”.
Segundo o novo prefeito, ele tem plena consciência de sua responsabilidade a partir de agora. JHC não deixou de criticar o que considerou paralisia da gestão anterior no momento em que a pandemia se tornou uma realidade na capital.
“Maceió viveu a inércia e o abandono e quem mais precisava sentiu na pele as consequências da irresponsabilidade. O maior dever dos governantes é com seu povo. E são eles quem decidem quando deve mudar. O povo demonstrou nas ruas o quanto estava insatisfeito. É hora de trazer a esperança”, afirmou JHC.
Em sua avaliação, qualquer gestor precisa estar atento às necessidades da população. E, no momento, a maior demanda é a preocupação com a saúde e a necessidade de ações que levem segurança. Por isso, enfatizou a necessidade de atenção total da gestão para o combate à pandemia.
“As pessoas querem uma vida digna e uma vacina que chegue logo, para retomar o trabalho e a vida sem medo. A esperança depositada agora já é cobrança. A responsabilidade sobre nossos ombros é gigante, mas a vontade de trabalhar é maior”, completou o prefeito.
Depois de agradecer ao prefeito Rui Palmeira (sem partido) por ter acolhido sua equipe de transição, ao fornecer dados da máquina pública, JHC voltou a se dirigir aos eleitores e à família, Conforme lembrou, ela foi alvo de ataques durante o pleito, mas se manteve unida. “Eu não vou decepcioná-los”, disse ele lembrando do sofrimento que enfrentaram durante a campanha eleitoral.