O presidente nacional da Juventude Socialista Brasileira (JSB), Jiberlandio Sahad, participou, na última quarta-feira (8), de reunião com representantes das juventudes partidárias que compõem a coligação “Vamos Juntos pelo Brasil” para discussão das diretrizes do Programa de Governo do pré-candidato à presidência da República, Lula (PT) e o vice na chapa, Geraldo Alckmin (PSB).
No encontro, realizado na sede nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), em São Paulo, os representantes contribuíram com o debate das propostas para o plano de governo da chapa Lula-Alckmin.
A reunião também definiu um encontro do presidente Lula e Geraldo Alckmin e com a juventude, em data a ser divulgada posteriormente.
Para o Presidente Nacional da JSB, Jiberlandio Sahad, “ é muito importante a juventude participar do processo de discussão do programa de governo, pois o que está em jogo são os próximos 4 anos da nação Brasileira, e o futuro de muita gente, inclusive o futuro da juventude e das próximas juventudes, o Brasil não pode errar como errou na última eleição, e a juventude precisa participar maciçamente dessa eleição, começando por agora”
Estiveram presentes ao encontro, membros das seguintes juventudes, União da Juventude Socialista (UJS), Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT), Juventude do PSOL, Juventude da Rede Sustentabilidade, Juventude do PV, Juventude do PSB.
Alckmin e PSB Nacional discutem plano de governo
Lideranças do PSB que estão atuando na elaboração das propostas para o plano do eventual governo Lula, se reuniram com Geraldo Alckmin no último dia 14. O encontro durou cerca de quatro horas e meia, e serviu para examinar dois documentos: o das Diretrizes que já foi aprovado pela comissão de sete partidos e a Proposta com as Contribuições do PSB ao Programa de Governo Lula-Alckmin que ainda está na sua primeira versão. O candidato elogiou os documentos e fez inúmeras sugestões de acréscimo.
Os documentos estão sendo alinhados para que contenham as principais propostas da Autorreforma do PSB, a fim de unificar o discurso partidário dentro das Diretrizes do Programa da chapa Lula-Alckmin que será lançado no dia 21 deste mês, juntamente com a plataforma virtual.
Esse documento atualizado junto aos demais partidos será colocado na plataforma para receber propostas e sugestões de toda a sociedade brasileira pelo prazo de 30 dias e vai permitir a realização de discussões e debates dentro do próprio ambiente virtual. Além disso, a plataforma possui um canal de organização para envolver a participação dos comitês populares e organizações dos movimentos sociais.
Participaram da reunião, o presidente Nacional do PSB, Carlos Siqueira; o coordenador do Socialismo Criativo, Domingos Leonelli; o diretor vice-presidente da Fundação João Mangabeira, Alexandre Navarro; o membro da comissão executiva nacional do partido, Paulo Bracarense; e o membro da Comissão de Sistematização da Autorreforma, Sinoel Batista.
Partidos fecham acordo sobre Diretrizes do Programa da chapa Lula-Alckmin
Os representantes dos sete partidos que compõe a coligação “Vamos Juntos pelo Brasil” (PT, PCdoB, PV, PSB, PSOL, Rede e Solidariedade) fecharam, nesta terça-feira (14), um amplo acordo sobre todos os itens das diretrizes do plano de governo da chapa Lula-Alckmin. A Comissão analisou as 124 emendas apresentadas por todos os partidos ao texto-base original.
O próximo passo é a consolidação de um novo documento de diretrizes programáticos atualizado. Esse novo texto será encaminhado, ainda esta semana, para avaliação e ajustes finais dos presidentes dos partidos, do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin.
Leia também: PSB fecha acordo com PT para candidaturas únicas no Acre e Amapá
A expectativa é que o texto de diretrizes programáticas seja lançado na semana que vem, em São Paulo, em um evento com a presença de Lula, Alckmin, presidentes de partidos, intelectuais, representantes da sociedade civil, movimentos sociais, centrais sindicais e ambientalistas. Concluído o documento de diretrizes programáticas, iniciaremos a nova etapa de construção do Programa de Governo.
No evento, também será apresentada a plataforma virtual de participação social, que permitirá a construção coletiva do programa de governo da chapa Lula-Alckmin.
Com informações da JSB