A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), estreia nesta segunda-feira (28) as lives Política em Debate no canal dela no Youtube. Nesta primeira edição, a socialista recebe o governador do Maranhão, Flávio Dino, recém-filiado ao PSB, e o senador Jaques Wagner (PT-BA). Eles falarão a respeito da condução da pandemia no Brasil, CPI da Pandemia no Senado, a política de desinformação promovida por Jair Bolsonaro (sem partido) e aliados, além do cenário para as Eleições de 2022.
A live será transmitida, a partir das 19h, no canal do YouTube de Lídice.
A cada quinze dias, Lídice, que é e relatora da CPMI das Fake News, receberá convidados para discutir assuntos relacionados ao cenário nacional, estadual, além de pautas relevantes do cenário político brasileiro.
Leia também: Lídice fala sobre a participação das mulheres na Constituição
Frente ampla para derrotar o bolsonarismo
Com a chegada do governador Flávio Dino e do deputado federal Marcelo Freixo reforça, o PSB reforça a defesa de uma frente ampla da esquerda para as próximas eleições e remetem às novas concepções políticas e ideológicas do Socialismo Criativo.
O PSB tem se reafirmado como um partido de esquerda, coerente com a sua história e seus princípios, e articulado uma solução contra o autoritarismo e barbárie que se instalou no nosso país.
Lídice da Mata e a Autorreforma PSB
A deputada socialista Lídice da Mata tem participado ativamente dos debates em torno da Autorreforma do PSB. Ao lado do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e da secretária Nacional das Mulheres Socialistas, Dora Pires, Lídice foi uma das conferencistas a participar do debate Autorreforma e as Mulheres Socialistas do PSB, no dia 7 de maio.
A deputada socialista também participou da série de lives “Revolução Brasileira no Século 21”, promovida pelo Socialismo Criativo em parceria com o PSB sobre o tema foi “Emergência da questão feminina”. Primeira e única mulher eleita para a prefeitura de Salvador (BA), a economista também foi a primeira senadora eleita pela Bahia.
Quem é Lídice da Mata
Lídice da Mata foi eleita para a Câmara dos Deputados, pela primeira vez, em 1986, como deputada federal constituinte (1987-1991), com a missão de colaborar na formatação da nova Constituição Brasileira. Integrou a “Bancada do Batom”, formada por apenas 26 mulheres que, juntas, participaram ativamente na elaboração e aprovação de leis de garantia dos direitos das mulheres.
Nesse período, apresentou 196 emendas à nova Constituição Brasileira, tendo 31 aprovadas. Integrou a Subcomissão do Sistema Eleitoral e Partidos Políticos e a de Organização Eleitoral, Partidária e Garantias das Instituições.
A socialista foi ainda deputada estadual e federal por dois mandatos.