O Centro Cultural e Social Grito de Liberdade, comandado pelo Mestre Cobra, prestigia a comunidade do Distrito Federal com uma imersão nas raízes afro-brasileiras por meio da capoeira, valorizando o patrimônio cultural nacional e transmitindo às novas gerações as tradições do país.
Este ano, em decorrência da pandemia, o grupo não esteve em contato direto com os projetos presenciais, mas apresenta a iniciativa Quilombo da Liberdade Live, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, que estreia neste sábado (14) com programação on-line.
O grupo realizará lives culturais pelo canal do YouTube. As apresentações culturais terão o grupo Grito de Liberdade como anfitrião para estabelecer diálogos com grupos tradicionais de cultura popular e urbana do Distrito Federal, como circo, folclore, dança negra, rap, reggae, hip-hop, dentre outros segmentos que fazem intercâmbio com a história da cultura negra e da capoeira.
Neste sábado (14), às 18h, a iniciativa recebe os grupos Boi do Seu Teodoro e Tambor de Crioula.
“Reunimos um abrangente grupo de profissionais que são exemplos de superação, trabalho árduo e que enfrentam as dificuldades estruturais e de incentivo para trazer ao público produtos artísticos que encantam e angariam fãs de todas as faixas etárias e classes sociais”, relata Mestre Cobra, idealizador do projeto, em material de divulgação.
Confira o teaser do evento abaixo:
O Quilombo da Liberdade Live também oferecerá aulas regulares gratuitas de capoeira regional e de capoeira angola por meio da plataforma Zoom. Para participar, os interessados devem se inscrever na modalidade desejada aqui.
Com informações do Correio Braziliense.