
Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (9), antes da partida entre Brasil e Croácia pelas quartas de final da Copa do Catar, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou os cinco primeiros ministros de seu governo. São eles:
● Ministro da Fazenda: Fernando Haddad
● Ministro da Defesa: José Múcio Monteiro
● Ministro da Justiça e Segurança Pública: Flávio Dino
● Ministro da Casa Civil: Rui Costa
● Ministro de Relações Internacionais: Mauro Vieira
O presidente eleito ainda afirmou que após o jogo do Brasil vai se reunir com Múcio, futuro ministro da Defesa, e comandantes das Forças Armadas. Confira no vídeo abaixo:
Lula ainda justificou a ausência de nomes de mulheres e negros, dizendo que está apenas começando a indicar os nomes para os ministérios e que todos os grupos serão contemplados. Segundo o petista, a “transição termina na terça-feira e vamos convocar uma coletiva para falar sobre aquilo que encontramos”.
Chefe do governo de transição, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) destacou que foi um processo participativo e plural, com o menor custo desde 1996.
Dos 50 cargos remunerados disponíveis para o governo de transição, apenas 22 foram ocupados. O governo de transição contou, no total, com 980 coladoradores, quase todos voluntários.