
Autoridades venezuelanas confirmaram, no fim da noite da terça-feira (19), a chegada de cinco caminhões de oxigênio do país a Manaus, capital do Amazonas. O país vizinho anunciou a doação do insumo na última semana, diante da crise de saúde pública enfrentada pelo estado com o aumento de casos de Covid-19.
“Os caminhões com bandeiras venezuelanas foram recebidos pela população em meio a aplausos”, noticiou a rede de televisão estatal Telesur.
Ao confirmar a chegada, o chanceler venezuelano Jorge Arreaza pediu que seja aprofundada a solidariedade na região em meio à pandemia.
“Chegam agora a Manaus os primeiros caminhões com cilindros de oxigênio enviados pelo presidente Nicolás Maduro para enfrentar a crise de saúde causada pela pandemia de Covid-19. Verdadeira solidariedade! Ajuda humanitária real!”, escreveu Arreaza em sua conta no Twitter.
Leia também: Maduro ressalta ‘desastre sanitário de Bolsonaro’
Mais tarde, em uma nova postagem, Arreaza ironizou as dissidências políticas instigadas pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido), que em diversas oportunidades criticou a política venezuela. “As voltas que a vida dá…”
“Estamos aqui trazendo paz”, disse Patricia Silva, cônsul da Venezuela em Manaus, presente na chegada dos veículos.
Antes da chegada do comboio com tanques de oxigênio, o governador do estado venezuelano de Bolívar, Justo Noguera Pietri, participou de uma cerimônia de entrega na fronteira, com participação do senador Telmário Mota (PROS-RR).
Com informações da CNN Brasil