A Meta planeja mergulhar de vez no metaverso e vai lançar lojas físicas de varejo para mostrar produtos de Realidade Artificial e Realidade Virtual. As informações são do jornal The New York Times (NYT).
De acordo com a publicação, “pessoas com conhecimento do projeto” com documentos internos da empresa já detalham o plano para abrir uma série de lojas que vão, eventualmente, se expandir para o mundo inteiro.
A ideia é que os espaços físicos apresentem produtos fabricados pela divisão Reality Labs da empresa, que atualmente fabrica fones de ouvido de realidade virtual como o Oculus Quest.
Mark Zuckerberg, CEO da companhia, espera fabricar coisas como óculos de realidade aumentada como parte de seu plano de várias etapas para monetizar e monopolizar as interações humanas.
Os documentos vistos pelo NYT afirmam que os locais de varejo terão como objetivo tornar o mundo “mais aberto e conectado” e trazer uma estética de “curiosidade e proximidade”.
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Meta aposta no Facebook Store
De acordo com a reportagem, a primeira loja do Facebook teria sido planejada para Burlingame, Califórnia, onde a Reality Labs tem um escritório, mas nada está concretizado.
O texto também indica que os nomes Facebook Hub, Facebook Commons, Facebook Innovations, Facebook Reality Store e From Facebook foram considerados, mas “Facebook Store” é o favorito. Ainda assim, é possível que a mudança da marca para Meta possa afetar a escolha do nome.
A empresa já anunciou sua intenção de mudar a marca dos fones de ouvido Oculus Quest para Meta Quest, por exemplo.
Tudo indica que a companhia já pretendia ter lojas próprias desde 2020, mas a pandemia do coronavírus e a mudança de nome adiaram os planos para este ano. O metaverso trouxe mais força ao projeto, já que os dispositivos de realidade virtual têm alto custo, mesmo em países mais ricos como os EUA.
Com informações do The New York Times