O deputado federal socialista Danilo Cabral (PSB-PE) esteve com o presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral, e a diretoria da empresa nesta segunda-feira (06) e solicitou a anistia da conta de luz para pessoas afetadas pelas chuvas no Estado.
Ao lado dos deputados federais Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, e Felipe Carreras (PSB-PE), Danilo fez a solicitação, que foi imediatamente acolhida pela Neoenergia.
Leia também: PE: Paulo Câmara e João Campos concedem auxílios emergenciais às famílias
Danilo Cabral disse que irá fazer a mesma proposta para a conta de água, em encontro com a presidente da Compesa, Manuela Marinho.
O socialista ficou também responsável por fazer uma articulação entre o Governo de Pernambuco e a Neoenergia para avançar na tentativa de zerar o ICMS na conta de luz das pessoas registradas no CadÚnico de todos os municípios que decretaram estado de emergência.
Na prática, a ação vai diminuir o valor da conta para os moradores dessas cidades pernambucanas. A comissão solicitou que essa anistia seja concedida por pelo menos três meses.
Leia também: Lula promete reforçar palanque do PSB em Pernambuco
“É importante que a gente tenha uma resposta imediata. Nós tivemos muitas famílias que foram desalojadas e que não têm sequer um prato de comida. Eu acho que o desafio nosso aqui é a gente somar esforços na tentativa de devolver normalidade à vida dessas pessoas”, pontuou Danilo.
Agência Nacional de Energia Elétrica
Na última quarta-feira (01), Danilo participou de audiência pública com representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Na ocasião lembrou que, em apenas um trimestre de 2021, a Neoenergia lucrou R$ 1,3 bilhão, um aumento de 57% em relação ao período anterior.
“A Neoenergia já faz um gesto com a população com a doação de geladeiras, lâmpadas, mas acho que a empresa pode fazer mais. Claro, que sabemos que tudo tem um custo, mas a anistia das contas desse período seria um gesto muito efetivo”, afirmou Danilo na quarta.
O socialista destacou que “há um esforço para que a gente possa garantir cidadania às pessoas que foram vitimadas pelas chuvas”.