
Com sede em um luxuoso condomínio residencial em Niterói (RJ), a Tapd Nit Consultoria Empresarial, de propriedade do novo presidente da Petrobrás, o economista Adriano Pires aparentemente não existe.
De acordo com a reportagem do Brasil de Fato, a empresa tem um capital social de R$ 1,2 milhão e não tem nenhum site oficial ou página na rede social corporativa LinkedIn.
Também não há nenhum tipo de menção na internet à empresa. De acordo com dados da Receita Federal, familiares de Adriano Pires são sócios-administradores.
Leia também: Desgoverno: Bolsonaro tenta fazer política partidária com a Petrobras
não localizou nenhum site oficial ou página da empresa na rede social corporativa LinkedIn. Também não há nenhum tipo de menção na internet ao nome da firma. De acordo com a Receita Federal, familiares de Pires são os sócios-administradores.
A esposa de Pires, Maria Tereza dos Santos Rodrigues, também consta do quadro de sócios da Tapd Nit, além dos filhos do casal, Pedro e Deborah Rodrigues.
Quadro societário de uma das empresas de Adriano Pires, novo presidente da Petrobras / RedeSIM – Receita Federal
Conforme consta na Receita Federal, a principal atividade da empresa são “serviços combinados de escritório e apoio administrativo”. Como “atividade secundária” está “gerenciamento de imóveis”.
No LinkedIn Adriano Pires e seus filhos Pedro e Deborah não exibem nenhum cargo ocupado na empresa. Pedro assina artigos ao lado do pai no site Poder 360 e tem um canal no Youtube chamado Manual do Brasil.
Deborah chegou a atuar por dois anos como assessora do Ministério da Economia, em cargo de confiança, sob o comando de Paulo Guedes.
Experiência profissional de Deborah Rodrigues mostra atuação no Ministério da Economia / Reprodução/LinkedIn
A equipe do Brasil de Fato também entrou em contato com o número telefônico da Tapd Nit Consultoria Empresarial que está disponível no site da Receita Federal. Porém ele pertence a um escritório de contabilidade de Niterói, que negou ter ligação com Pires.
Leia também: Com queda de Ribeiro, ministérios passarão por “troca-troca”
“A gente não tem nenhum empresa com esse nome, não. Não é cliente nosso mesmo. Estranho. Deve ser algum erro no cadastro. A gente realmente não tem essa empresa aqui. Essas informações não são de nenhum dos nossos clientes”, declaro à reportagem.
Adriano Pires tem, ainda, uma outra empresa em sociedade com o filho, Pedro Rodrigues, que também tem poucas informações. Com sede no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, a Landon Planejamento foi fundada em outubro de 2015.
Ao ser procurado pela reportagem, Pires disse por meio de sua secretária que seu posicionamento é “não responder a nenhuma das especulações da imprensa”.
A Landon Planejamento também não tem muitos registros públicos na internet. Pedro Rodrigues chega a citar a sociedade como uma experiência profissional do LinkedIn. Porém a firma não tem nenhuma informação nessa rede social.
Recorte das experiências profissionais de Pedro Rodrigues na rede social LinkedIn mostra “Landon Planejamento” / Reprodução/LinkedIn
Negócios obscuros
Publicamente Adriano Pires aparece como fundador e diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), uma empresa de consultoria que há mais de 20 anos trabalha – ou trabalhou – para multinacionais de petróleo, gás e energia.
Também de acordo com a Receita Federal, a firma tem dois CNPJ’s ativos e Pires é sócio de apenas um deles juntamente com o filho Pedro. No outro, o filho dele divide a sociedade com Bruno Pascon e Antonio Noarangeli.
CNPJ’s do Centro Brasileiro de Infraestrutura, empresa na qual atua Adriano Pires; ele é sócio de apenas uma delas / RedeSIM – Receita Federal
Clientes não são informados
O jornalista Rubens Valente, do UOL, contudo a lista de clientes não é informada em nenhum endereço público e tanto o CBIE e Pires se recusaram a fornecer.
O CBIE enviou ao jornalista, por email na última terça-feira (29) a seguinte resposta: “Infelizmente não podemos atendê-lo, pois o prof. Adriano Pires está em período de silêncio”.
Em 2019, Adriano Pires chegou a renunciou uma cadeira de conselheiro em um órgão vinculado ao governo de Bolsonaro só para não ter que responder sobre seus clientes quando questionado.
Em outra reportagem, publicada em dezembro de 2021, pelo site The Intercept Brasil, Adriano Pires é apontado como alguém em “todo tipo de privatização, vantagem a particulares, defesa de interesses estrangeiros no setor elétrico e de petróleo”.
Pires é apontado como alguém que atuou com afinco para uma que uma lei beneficiasse a Comgás, empresa sobre a qual ele escrevia artigos favoráveis e que também seria sua cliente, de acordo com o Intercept.
Pires ainda aparece como um ‘lobista’ para defender pautas a favor de empresas do setor de óleo e gás. A reportagem cita os exemplos da Comgás e da Cosan. Esta última contratou a filha de Adriano, Deborah Rodrigues para um estágio em Nova Iorque.
Apesar das negativas à imprensa, para assumir o cargo, Adriano Pires terá que informar à Petrobrás sua lista de clientes nos últimos três anos. Isso porque o estatuto da empresa veda a indicação ao conselho ou a cargos de direção de pessoas que tenham assinado contrato ou parceria com a própria Petrobrás ou com subsidiárias sediadas no Brasil.