Com o estado do Piauí apresentando uma das menores taxa de mortalidade por coronavírus no Brasil, Wellington Dias afirma que a União não cumpre o que promete no combate ao coronavírus
Em entrevista concedida ao jornal El País, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT) comenta sobre a gestão nacional durante a pandemia provocada pelo coronavírus e a crise política enfrentada no Brasil. O estado tem uma das menores taxas de mortos por Covid-19. Segundo último balanço, são 18 óbitos a cada um milhão de moradores
O petista avalia que Jair Bolsonaro (sem partido) não terminará seu mandato como presidente do Brasil. Afirma ainda que a saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça e a demissão de Luiz Henrique Mandetta, e agora de Nelson Teich da Saúde, demonstram que o presidente está mais preocupado com o calendário eleitoral de 2022, quando ocorre a sucessão presidencial do que com o enfrentamento da pandemia de coronavírus, que até o sábado, havia registrado 233.142 casos com 15.633 óbitos. “O Brasil está sem comando”.
Tratando especificamente das quedas de Mandetta e Teich, o governador piauiense diz que quem perdeu foi a ciência. “Para mim, quem caiu não foi o ministro Mandetta. Quem caiu não foi o ministro Nelson Teich. Quem caiu foi a ciência. Seguir a ciência no Brasil é uma proibição”, disse.
Gestão exemplo
Atualmente, o Piauí tem uma das menores taxas de mortos por milhão de habitantes no Brasil em decorrência da Covid-19, são 18 óbitos a cada um milhão de moradores. O ranking é liderado por Amazonas (296), Ceará (155), Pernambuco (136) e Rio de Janeiro (130). A média do Brasil é de 67. Em isolamento social desde 18 de março, os piauienses ainda não têm prazo para voltar a circular normalmente pelas ruas da cidade. “Não estou na onda de abrir o comércio só por abrir”, diz o governador.
Na entrevista, Dias afirma que o Governo federal não cumpriu suas promessas no auxílio aos Estados durante a pandemia, diz que falhou ao confiar na ajuda que viria da União e ressalta que a crise já tirou 36% da arrecadação de seu Estado.
Confira aqui, na integra.