Bispos e pastores da Universal em Angola tomaram o controle de templos e romperam com direção brasileira. A igreja, liderada pelo bispo brasileiro Edir Macedo, está presente em mais de 95 países
Um grupo de bispos e pastores da Igreja Universal do Reino de Deus em Angola informou nessa segunda-feira (22/6) ter assumido o controle de 35 templos da instituição em Luanda e cerca de 50 unidades em outras províncias do país africano.
Os religiosos angolanos acusam a igreja no país de racismo, discriminação, imposição da prática de vasectomia aos pastores e intromissão na vida conjugal dos religiosos. Eles declararam que a ruptura com a igreja do bispo e empresário Edir Macedo foi motivada por abuso de autoridade, evasão de divisas e expatriação ilícita de capital praticados pela gestão brasileira.
Os líderes angolanos também reclamam de privilégios dados aos bispos brasileiros e pedem uma maior valorização do episcopado angolano.
O grupo disse que a igreja no país passará a ser chamada de Igreja Universal de Angola e afirmam já ter o comando de 42% dos templos.
Nota oficial
De acordo com a BBC Brasil, em nota oficial, a Igreja Universal do Reino de Deus de Angola afirmou que alguns templos no país foram invadidos “por um grupo de ex-pastores desvinculados da Instituição por práticas e desvio de condutas morais e, em alguns casos, criminosas e contrárias aos princípios cristãos exigidos de um ministro de culto”.
A Universal diz também que os ex-pastores teriam usado a violência e promovido “ataques xenófobos”, além de agredir pastores, esposas de pastores e funcionários “com objetivo de tomar de assalto a igreja, com propósitos escusos”.
A Igreja Universal do Reino de Deus, liderada pelo bispo brasileiro Edir Macedo, conta hoje com 10 mil templos espalhados em mais de 100 países. Em angola a instituição religiosa reúne 500 mil fiéis.
No Twitter, internautas comentam o assunto e compartilham vídeo em que os pastores anunciam a ruptura e explicam as razões.
bom dia com esse esmurro no colonialismo cristão feat. pé na bunda do edir macedo pic.twitter.com/JWK98DWS3S
— Isa Nascimento (@isinha_n) June 23, 2020