O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB-PE), assumiu nesta terça-feira (18), no Palácio Campo das Princesas, no Recife, a presidência do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste).
O Consórcio Nordeste é uma autarquia interestadual brasileira formada pelos nove estados da região e tem o propósito de promover o desenvolvimento sustentável e integrado, possibilitando conjuntamente a realização de compras públicas e a implementação integrada de políticas públicas, incluindo prestação de serviços públicos, como nas áreas de educação, comunicação, saúde, infraestrutura e segurança públicas.
Crítico ferrenho da postura negacionista do presidente Bolsonaro, Paulo Câmara liderará o Consórcio Nordeste pelos próximos 12 meses ainda em clima de pandemia, tendo os números de casos de covid-19 aumentado nos últimos meses, o que permanecerá exigindo estratégias de combate ao vírus e saídas para o fortalecimento econômico de toda a região, uma das principais áreas afetadas.
O socialista ressaltou que a criação desse modelo de união entre os entes federados, realizada em 2019, veio para cobrir a lacuna criada pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Nós temos um presidente que não acredita no Brasil, os estados têm que acreditar e tem que estar juntos mostrando que o Brasil tem jeito. Porque os exemplos do governo federal são de que o Brasil está um horror” Paulo Câmara
Durante o evento, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT-PI), que foi presidente do Consórcio Nordeste em 2020 e 2021, entregou o cargo e apresentou o relatório de atividades do Consórcio entre 2019 e 2021, no qual foram mostradas as principais ações de combate à covid-19.
Leia também: Governador Paulo Câmara defende apoio a Lula
A vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB-PE), comentou em suas redes sociais que “o Consórcio Nordeste foi um grande protagonista e um espaço fundamental para o enfrentamento à covid-19 em 2021”. “Tenho certeza que seguirá sendo um ambiente estratégico para a integração e desenvolvimento da nossa região, agora sob a presidência do governador Paulo Câmara”.
Com informações do JC