
Um nova tecnologia que utiliza robôs vai auxiliar na identificação de problemas e desobstruir as galerias pluviais de drenagem de Maceió. Segundo o prefeito JHC (PSB), o objetivo é garantir o escoamento adequado das águas pluviais do sistema de drenagem e evitar que enchentes tomem as ruas da cidade em épocas de chuva.
“Esse equipamento será fundamental para fazer todo o georeferenciamento da nossa rede de drenagem e para evitar alagamentos. É fato que nós não tínhamos esse serviço aqui em Maceió. Será útil na hora de fazer as intervenções precisas e assertivas, sem precisar cortar toda cidade, economizando recursos públicos”, explicou.
De acordo com JHC, foi contratada uma empresa especializada em desobstrução de tubulações e galerias com nível alto de assoreamento, além de ter expertise no diagnóstico de problemas com drenagem profunda. A empresa fará o diagnóstico com vídeo inspeção robotizada, limpeza e desobstrução de galerias de águas pluviais na capital. A obra vai custar R$ 9,4 milhões e o prazo de execução é de 12 meses.
“Não tínhamos esse serviço e nem dados precisos. Esse equipamento vai ser fundamental para evitar alagamentos e fazer a sucção de maneira muito eficiente. O serviço vai ser fundamental para as futuras intervenções e planejamento da nossa cidade”, disse o prefeito.
Leia também: Projeto socialista prevê cursos para funcionários do transporte público
O trabalho começou no início deste mês dando prioridade às regiões críticas da parte baixa da cidade em que os alagamentos são frequentes e afetam, há anos, uma grande parcela da população. O objetivo é minimizar os impactos das chuvas, utilizando sistema robotizado para identificar os problemas na rede e, posteriormente, desobstruir as galerias pluviais, promovendo a reabilitação e efetiva funcionalidade do sistema de drenagem.
Será providenciada a limpeza das redes obstruídas com a utilização de modernos caminhões vac-all ultrajatos, equipados com bombas cuja tecnologia é própria para limpeza de galerias pluviais, com alto poder de desobstrução e sucção. Ao todo, serão alocados três caminhões com este sistema em localizações estratégicas no município.
O serviço ainda vai demarcar pontos que necessitam de reparos e elaborar um programa de intervenção em redes subdimensionadas. Outra ação importante será a identificação de ligações clandestinas de esgoto nas galerias, diminuindo o mau cheiro e a poluição lançada nos cursos d’água.
A iniciativa não só beneficiará as mais variadas camadas sociais da população, afastando o risco de inundações, como impedirá prováveis erosões constantemente encontradas nos solos. A expectativa é que impeça um problema maior e diminua os custos com retrabalhos e serviços de recuperação de terraplenagem e pavimentação existente.
Por PSB Nacional com informações da Prefeitura de Maceió