
Produções jornalísticas dedicadas a ampliar a conscientização e a promoção da saúde física e mental durante pandemia poderão concorrer ao prêmio ‘Fique em Casa’, realizado pela Fundação Merck. As inscrições ficam abertas até o dia 31 de agosto.
A fundação é o braço filantrópico da Merck, empresa global de ciência e tecnologia, e atua para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas por meio da inovação tecnológica. O prêmio mira todos os jornalistas de veículos de imprensa, plataformas digitais, rádio e multimídia da América Latina. Mais de um vencedor será escolhido em cada categoria: TV, rádio, imprensa e online.
Nesse quesito, o trabalho de mídia mais influente e criativo será escolhido para ganhar o prêmio em dinheiro que pode chegar a mais de R$ 5 mil (US$ 1.000).
Objetivo do prêmio
O objetivo da premiação é reconhecer as matérias que contribuíram a manutenção da vida saudável e segura durante a crise sanitária global. A ideia é dar visibilidade e valorizar esse tipo de cobertura jornalística no período de distanciamento social.
“Acreditamos fortemente que a mídia é uma parceira crítica para aumentar a conscientização sobre questões sensíveis e urgentes como o coronavírus. Os Prémios de Jornalismo ‘Fique em Casa’ foram lançados para encorajar a mídia a sensibilizar as nossas comunidades que esse período conturbado”, explica Rasha Kelej, CEO da Fundação Merck.
Os trabalhos podem ser submetidos pelo e-mail [email protected]. Juntamente com as propostas devem ser encaminhados os dados pessoais do candidato (nome, gênero, país, tipo de mídia, endereço de e-mail e número do celular), em formato pdf.
A fundação também lançou o prêmio, com etapas diferentes, em países do Oriente Médio e da Ásia.
“Como a maioria das pessoas está confinada em suas casas, elas passam muito tempo a ler e ouvir notícias em diferentes plataformas. É a hora desses profissionais ajudarem as pessoas a cuidarem bem da sua saúde mental e física durante esses momentos conturbados, com seus trabalhos criativos, informativos e motivadores”, conclamou a gestora.