O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou nesta sexta-feira (15) que a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de outubro seria uma “bênção” para o Brasil.
A declaração ocorreu durante a entrevista coletiva que o Chefe de Estado mexicano concede diariamente. Para López Obrador, o brasileiro é hoje “um líder muito melhor do que antes”.
Leia também: Dia Internacional de Nelson Mandela é celebrado hoje
“Não deveria me meter a dizer mais coisas, porque vão acontecer eleições, mas ele é uma opção, uma alternativa, uma bênção para aquele país e aquele povo fraternal”, declarou.
O líder mexicano disse que Lula está preparado para enfrentar a disputa presidencial com o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). E reforçou que o petista é um homem “excepcional, extraordinário e vigoroso”.
Lembrou, ainda, da visita do petista ao México, em março desse ano, quando os dois se encontraram no Palácio Nacional, sede do governo mexicano. “Ele é admirável”, reiterou.
Não é a primeira vez que López Obrador se manifesta a favor do petista. EM março de 2021, ele comemorou a anulação das penas de prisão contra Lula no âmbito da operação Lava Jato.
Na sexta voltou a comentar o tema e as tentativas dos inimigos políticos de Lula de tentarem enfraquecer o petista.
“Os conservadores queriam destruí-lo e o prenderam injustamente, inventaram crimes e queriam destruí-lo. Ele estava na prisão, e o conservadorismo se levantou. No final, ficou conhecido que tudo era falso”, afirmou.