
Na contramão de outras legendas, que usaram o espaço para privilegiar caciques e até mesmo presidenciáveis, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) decidiu promover um time de jovens lideranças em ascensão, de até 35 anos, na propaganda partidária que começa a ser veiculada neste sábado (26).
O recém-filiado, ex-governador Geraldo Alckmin, e provável candidato a vice na chapa encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por exemplo, ficou de fora do horário nobre partidário.
Serão cinco filmes diferentes, com temas contemporâneos como renovação política, sustentabilidade, Amazônia 4.0, presença feminina na política, renascimento criativo da indústria, tendo como pano de fundo a autorreforma em discussão na legenda.
Cinco jovens lideranças da sigla estrelam os filmes: o prefeito de Recife, João Campos, de 28 anos; o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, de 34 anos; a deputada federal Tabata Amaral (SP), de 28 anos; o deputado federal Rafael Motta (RN), de 35 anos; o deputado estadual Caio França (SP), de 33 anos; e a militante da juventude do PSB, Juliene Silva, de 26 anos.
Dois deles têm o DNA de caciques do PSB como João Campos, filho do ex-presidente da sigla e ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto em acidente aéreo em 2014; e Caio França, filho do ex-governador de São Paulo e pré-candidato ao governo Márcio França. Tabata Amaral, sexta deputada mais votada por São Paulo, casou-se com Campos, após se conhecerem na Câmara dos Deputados.
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O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, defende que o partido tem que explorar o talento da juventude da sigla. “O PSB tem dois prefeitos de capitais, de Recife, e de Maceió, com menos de 35 anos”, destacou.
“O partido se renova nas ideias, mas também no surgimento de uma nova geração de líderes, que queremos destacar porque representam o futuro do nosso partido”, diz Siqueira, em alusão ao processo de autorreforma do programa partidário, cujo texto final será votado no Congresso Nacional da sigla, de 28 a 30 de abril. “O partido está atualizando seu programa, e reforçando uma nova geração”.
Na prática, o PSB está investindo em um segmento estratégico, que pode alcançar até um sexto do eleitorado. Até fevereiro, a quantidade de eleitores com 16 a 24 anos aptos a votar chegava a 19,3 milhões. Nas redes sociais, artistas com milhões de seguidores, como Anitta, Luísa Sonza e até Zeca Pagodinho, têm usado seus perfis para incentivar jovens maiores de 16 anos a tirarem o título de eleitor.
Serão 40 inserções, de 30 segundos, no rádio e na televisão, exibidas no período de 26 de março a 23 de abril. Os temas renovação política, renascimento criativo da indústria, participação feminina, socialismo criativo, sustentabilidade são apresentados pelas cinco jovens lideranças, concluindo com o bordão “é a marca do PSB”.
As mulheres Tabata e Juliene são as únicas que aparecem em dois dos cinco filmes. Ambas dividem o vídeo sobre ampliação da participação do espaço das mulheres na política.
Depois, Tabata divide o vídeo com JHC sobre renovação política. “Nosso sistema politico precisa de uma mudança profunda. Menos partidos, mais política. Nem a velha nem a nova, mas a boa política”, diz o prefeito de Maceió. “Só um partido que muda a si mesmo é capaz de ajudar”, emenda Tabata. Juliene divide um outro filme com o deputado potiguar Rafael Motta sobre socialismo criativo.
Questionado se os caciques do PSB não reclamaram do privilégio aos cinco jovens da sigla, Siqueira reconhece que seria mais natural expor quem estará disputando as eleições em outubro. Mas alegou que a propaganda partidária foi concebida para disputar as ideias do partido. “Não é um programa eleitoreiro”, concluiu.