
Lideranças nacionais e estaduais do Partido Socialista Brasileiro no Rio Grande do Norte (PSB-RN) participaram na quinta-feira (24), em Natal, do Congresso Estadual do partido. O evento foi realizado no Holiday Inn Natal.
O Congresso foi comandado pelo presidente estadual do PSB, o deputado federal Rafael Motta. Estiveram presente o presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira; o deputado federal e pré-candidato ao governo do RJ, Marcelo Freixo; e o deputado federal e pré-candidato ao Senado também pelo RJ, Alessandro Molon.
A partir desse Congresso, o partido definiu os membros titulares e suplentes do diretório estadual, além dos delegados que representarão o PSB potiguar no Congresso Nacional, previsto para ocorrer no próximo mês, em Brasília.
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, saudou a todos presentes e ressaltou a relevância das eleições deste ano.
“Estamos reunidos em um momento importante e ao mesmo tempo difícil da política nacional. Todos nós, brasileiros e brasileiras, de todas as classes sociais estão comprometidos com o regime democrático, precisamos mais uma vez, ter clareza da importância das eleições de 2022, já que é um pleito decisivo. O PSB está formando uma frente oposicionista ao bolsonarismo com maior legitimidade e mais força. Estou feliz de estar aqui porque sei que nosso partido está em boas mãos no Rio Grande do Norte.” Carlos Siqueira
O presidente do PSB no RN, deputado federal Rafael Motta, foi o primeiro a discursar e usou as palavras para fazer, sobretudo uma retrospectiva dos seus anos na política e de sua caminhada no partido e destacou a satisfação em continuar conduzindo a sigla no estado.
“A minha vontade é de continuar conduzindo os rumos do Partido Socialista Brasileiro no Rio Grande do Norte. Eu tenho muito orgulho de fazer parte desta sigla. Quero honrar a história do nosso partido, e quero continuar ao lado de grandes homens e mulheres na Câmara Federal. Vamos todos juntos contribuir para o aprimoramento do partido, fortalecendo o PSB de forma democrática, escutando e articulando com os nossos convidados, com as nossas bases e com os novos quadros para que a sigla exerça o seu protagonismo nas eleições deste ano.” Rafael Motta
Na cerimônia, Marcelo Freixo disse que o ex-presidente Lula vai precisar de governos e parlamentares do lado dele, “porque tem data marcada para derrotar Bolsonaro, é na eleição, mas o bolsonarismo não vai ser derrotado na eleição, o bolsonarismo vamos derrotar no governo Lula, por isso essa mobilização que eleja deputados federais, estaduais e governadores que garanta o processo democrático”.
Para Freixo, a eleição de 2022 é a mais importante da história da democracia no país, “vai ser um plebiscito sobre a Constituição de 1988, se Bolsonaro vencer, a Constituição de 88 acabou, acabou democracia no Brasil”.
Leia também: Força socialista cresce no Brasil
Já Molon declarou que as eleições de 2022, “não é a eleição mais importante dos últimos anos ou das últimas décadas, sequer das nossas vidas, as próximas eleições são as mais importantes da história do Brasil”. Segundo Molon, na hipótese do presidente da República se reeleger, “podem ter certeza, a nossa democracia sucumbirá, morrerá, não haverá futuro para a nossa democracia e o país não resistirá a mais quatro anos de oposição”.
Na opinião de Molon, o presidente tomaria uma eleição sua, “como um cheque em branco, como salvo-conduto, uma autorização para aprofundar os ataques às instituições, porque o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal não foram fechados nesses quatro anos por pouco, não resistiremos mais quatro anos se o presidente for reeleito”.
Novas filiações
Durante o Congresso, o PSB recebeu novas filiações. O partido apresentou a filiação da primeira vereadora transgênero do Estado, Thabata Pimenta, de Carnaúba dos Dantas, além do ex-vereador do PT em Natal, o sindicalista Fernando Lucena, ambos vão disputar uma cadeira de deputado estadual.
Em seu discurso, Thabatta Pimenta, se mostrou emocionada pela trajetória que a levou até ali e aproveitou o momento para anunciar a sua pré-candidatura a deputada estadual nas eleições deste ano.
Leia também: Novos filiados ao PSB serão fundamentais para democracia
Thabatta é dos nomes mais influentes na luta em favor das minorias e por direitos do povo LGTBQIA+. Há dois anos ela se tornou na primeira mulher transexual a ser eleita vereadora no Rio Grande do Norte.
Com informações do Tribuna do Norte, Agora RN e Blog CNRN